http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/issue/feed GESTÃO & EDUCAÇÃO 2025-09-30T14:32:37-03:00 Gladson Pereira da Cunha gladsoncunha@gmail.com Open Journal Systems <p>Conselho Editorial</p> <p>Prof. Ms Eber da Cunha Mendes<br>Profª Adriana de Souza<br>Profª Alessandra Gonçalves<br>Prof. Ms. Alexandre Bernardo da<br>Silva<br>Profª. Andrea Ramos Moreira<br>Profª Drª Daniela Oliveira Albertin<br>de Amorin<br>Profª. Debora Banhos<br>Profª. Erika de Holanda Limeira<br>Profª Juliana Mota Fardini Gutierrez<br>Profª. Juliana Petrasso<br>Profª. Marina Oliveira Reis<br>Profª. Priscilla de Toledo Almeida<br>Prof. Dr. Raimundo Nonato de<br>Carvalho Jr.<br>Prof. Dr. Rodrigo Leite da Silva</p> <p>Editora-Chefe<br>Dra. Adriana Alves Farias</p> <p>Revisão e Normalização de<br>Textos<br>Dra. Daniela Oliveira Albertin de<br>Amorin</p> <p>Prof. Dr. Rodrigo Leite da Silva</p> <p>Programação Visual e<br>Diagramação<br>Eliana Duarte de Souza</p> <p>Projeto Gráfico<br>Tayna Sousa</p> http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/768 A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA INFÂNCIA 2025-09-30T11:50:56-03:00 ELUZINETE DOS SANTOS ARRUDA revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">O presente artigo aborda “A Contação de Histórias na Infância” que tem por objetivo analisar compreender a importância da contação de histórias no desenvolvimento da criança e como essa prática estimula a imaginação, a criatividade, as descobertas no desenvolvimento infantil. A pes- quisa é de cunho bibliográfica com aportes teóricos de pesquisadores e autores que apresentam a temática proposta no desenvolvimento infantil em seus aspectos cognitivo, social e emocional contribuindo com inúmeros benefícios no desenvolvimento infantil. É de extrema importância que o os professores, mediadores das situações de aprendizagem se utilizem desse recurso para o desenvolvimento pleno da criança, despertando a imaginação e estimulando a criticidade a forma singular de ver e estar no mundo. Urge a necessidade de os professores, verdadeiros contadores de histórias despertem nos pequenos, estimulando-os na prática da imaginação que transformam as vidas de quem se deixa seduzir pela prática da leitura por meio da arte de contar histórias que está relacionada ao cantar, ao brincar, a imaginação e a descoberta dos novos conhecimentos na formação da mente e do caráter humano.</p> 2025-09-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/769 DISFUNÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2025-09-30T14:08:33-03:00 EWERTON SIQUEIRA DE MELO revistagestao@facon.edu.br <p>Objetiva-se mediante o presente artigo apresentar algumas dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental discorrendo sobre os aspectos orgânicos, neurológicos e sócio/cultural. Para a realização deste artigo, adotou-se a pesquisa bibliográfica onde investiga-se os principais teóricos e abordar as suas principais teorias a respeito do da temática dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais. Os resultados das referências bibliográficas mostram que muitos professores acreditam que as dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Assim, levantando a literatura pertinente ao tema, buscando explicar historicamente os elementos que interferem no objeto estudado dentro da sala de aula. Acreditamos poder colaborar trazendo, com esse trabalho, informações que possam auxiliar a equipe escolar e, especialmente, os professores na reflexão de problemas que seus alunos apresentam na escola.</p> 2025-09-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/770 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM 2025-09-30T14:12:30-03:00 GISELE LOPES XAVIER revistagestao@facon.edu.br <p>A presente reflexão é de cunho bibliográfico e aborda a temática da importância da lúdico no pro-<br>cesso de ensino-aprendizagem e sua inserção na prática docente no desenvolvimento das crian-<br>ças que estão matriculadas no segmento da Educação Infantil. Na aprendizagem, o lúcido tem se <br>tornado uma ferramenta para a construção de saber e aquisição de conhecimento a partir da sua <br>experienciação mediada pela prática docente no processo de aprendizado das crianças no contexto <br>escolar. O brincar, o jogo, o lúdico constitui o processo de ensino-aprendizagem levando a criança <br>a aprender brincando, possibilitando sua essência infantil que é o brincar, o descobrir e a interação <br>com os seus colegas. O lúdico possibilita o desenvolvimento global da criança que se descobre a <br>si e aos outros por meio das brincadeiras se tornando de fundamental importância para o aprender <br>com prazer em exercícios e atividades necessários ao seu desenvolvimento pleno.</p> 2025-09-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/771 AS CONTRIBUIÇÕES DAS TRADIÇÕES AFRICANAS PARA OS VALORES CULTURAIS DO BRASIL 2025-09-30T14:26:34-03:00 IVAN BARREIRA revistagestao@facon.edu.br <p>Com o objetivo de evocar costumes e tradições, além de expor a diversidade cultural afro-brasileira o artigo aborda uma reflexão sobre a influência da cultura africana na música popular brasileira. O ritmo sincopado, as letras de estrofes solistas improvisadas em contraste com o refrão fixo, os rebolados e umbigadas nas danças, o uso de diversos instrumentos de origem africana e a tão conhecida ginga. A música afro-brasileira se formou a partir da junção desses elementos com elementos europeus e indígenas. Evidentemente, por ser a sociedade brasileira composta em sua maioria por afrodescendentes, há um número considerável de manifestações que nos une ao continente africano. Sendo assim é importante ter conhecimento para que saibamos valorizar essas manifestações, já que pensar em aspectos afro-brasileiros é praticamente o mesmo que pensar em aspectos nacionais. Portanto é necessário apreender não apenas na música, mas também nas literaturas e em muitas fontes nas quais a brasilidade que somos muito mais do que podemos ser como nação.</p> 2025-09-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/772 MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2025-09-30T14:32:37-03:00 KAREN SILVA SILVA revistagestao@facon.edu.br MIRELA RODRIGUES CAMILO revistagestao@facon.edu.br VITÓRIA RECALDE DO NASCIMENTO revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">Este artigo tem como objetivo analisar os momentos da alimentação na educação infantil como espaços privilegiados de cuidado, aprendizado e socialização. A alimentação na escola vai além da oferta de nutrientes e refeições, configurando-se como uma prática pedagógica que contribui para o desenvolvimento integral da criança. A partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, são discutidos os aspectos nutricionais, afetivos e sociais envolvidos nas refeições escolares, bem como o papel dos educadores e demais profissionais na formação de hábitos alimentares saudáveis. Também são abordadas as diretrizes das políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e sua importância para garantir o direito à alimentação adequada desde a primeira infância. Os resultados apontam que a alimentação na educação infantil deve ser compreendida como parte do currículo escolar e como uma oportunidade de promover valores, autonomia e vínculos afetivos. Conclui-se que é fundamental investir na formação dos profissionais da educação e na construção de práticas alimentares respeitosas, acolhedoras e educativas.</p> 2025-09-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement##