http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/issue/feed GESTÃO & EDUCAÇÃO 2025-08-05T17:40:23-03:00 Gladson Pereira da Cunha gladsoncunha@gmail.com Open Journal Systems <p>Conselho Editorial</p> <p>Prof. Ms Eber da Cunha Mendes<br>Profª Adriana de Souza<br>Profª Alessandra Gonçalves<br>Prof. Ms. Alexandre Bernardo da<br>Silva<br>Profª. Andrea Ramos Moreira<br>Profª Drª Daniela Oliveira Albertin<br>de Amorin<br>Profª. Debora Banhos<br>Profª. Erika de Holanda Limeira<br>Profª Juliana Mota Fardini Gutierrez<br>Profª. Juliana Petrasso<br>Profª. Marina Oliveira Reis<br>Profª. Priscilla de Toledo Almeida<br>Prof. Dr. Raimundo Nonato de<br>Carvalho Jr.<br>Prof. Dr. Rodrigo Leite da Silva</p> <p>Editora-Chefe<br>Dra. Adriana Alves Farias</p> <p>Revisão e Normalização de<br>Textos<br>Dra. Daniela Oliveira Albertin de<br>Amorin</p> <p>Prof. Dr. Rodrigo Leite da Silva</p> <p>Programação Visual e<br>Diagramação<br>Eliana Duarte de Souza</p> <p>Projeto Gráfico<br>Tayna Sousa</p> http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/734 A INTERDISCIPLINARIDADE NA AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO 2025-08-05T15:53:17-03:00 ANDRÉ FRANSCISCO REVERT revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">Este artigo busca promover reflexões sobre as práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física, destacando a importância dos jogos e brincadeiras nos primeiros anos do ensino fundamental e como essas atividades podem melhorar o ensino e a aprendizagem. O Ministério da Educação (MEC) propõe garantir um ensino de qualidade e oportunidades de aprendizagem com a implantação do ensino fundamental de nove anos. Assegurar que as crianças de seis anos que ingressam no ensino fundamental tenham uma aprendizagem não massificadora é o grande desafio desde a implementação dessa modalidade de ensino. Este novo desafio é objeto de reflexão em todas as áreas do ensino, pois a antecipação da idade de ingresso no Ensino Fundamental traz diferenças no aprendizado que devem ser consideradas metodologicamente, com o currículo como norteador dessa mudança. É essencial destacar que, entre seis e sete anos, a criança precisa de uma maneira mais lúdica para aprender. Portanto, o ensino-aprendizagem deve estar direcionado a essa fase do desenvolvimento infantil, e o brincar deve estar presente. Assim, os professores de Educação Física devem estar atentos às mudanças. Este artigo apresenta sugestões para que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental seja mediada pelo professor de Educação Física.</p> 2025-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/735 FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA E TRANSFORMADORA 2025-08-05T15:59:12-03:00 ANDRÉIA BARBOSA SANTOS revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">Este artigo discute a importância da formação continuada como elemento fundamental para o fortalecimento da prática docente e a construção de uma educação reflexiva, crítica e transformadora. Considerando os desafios contemporâneos da escola brasileira, como as rápidas transformações sociais, a diversidade em sala de aula e as exigências de inovação pedagógica, defende-se a formação permanente como um processo contínuo e colaborativo. A partir de uma revisão teórica com base em autores brasileiros dos últimos cinco anos, são apresentados caminhos formativos que valorizam a articulação entre teoria e prática, o protagonismo docente, as comunidades de aprendizagem e o uso crítico das tecnologias educacionais. Conclui-se que a formação continuada,quando inserida em uma perspectiva democrática e contextualizada, contribui significativamente para a autonomia docente, a melhoria da qualidade do ensino e o fortalecimento da escola comoespaço de transformação social.</p> 2025-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/736 A POTÊNCIA DE UM GRÊMIO MIRIM COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO REAL NA REALIDADE ESCOLAR 2025-08-05T16:03:36-03:00 CARINA BRAZ CRISTO DE SOUZA revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">Este artigo investiga o potencial de um grêmio mirim como ferramenta efetiva de inclusão no ambiente escolar, com ênfase na Educação Fundamental I. O estudo tem como objetivo principal analisar o grêmio mirim enquanto espaço democrático de escuta ativa, protagonismo infantil e exercício da cidadania desde a infância. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, com metodologia bibliográfica, baseada em autores como Freire (1996), Mantoan (2003), Ariès (1981), Paro (2001), Corsaro (2011), entre outros, e documentos oficiais como a BNCC, ECA e a Convenção dos Direitos da Criança. Parte-se da hipótese de que a inclusão real exige não apenas acesso e permanência, mas, sobre- tudo, escuta, diálogo e reconhecimento da criança como sujeito histórico e político. Os resultados apontam que o grêmio mirim promove uma inclusão concreta, pois contribui para o desenvolvimento da autonomia, senso crítico, responsabilidade e vínculo escolar. Além disso, amplia a sensibilidade da equipe escolar frente à diversidade e fortalece práticas de gestão democrática. O artigo conclui que o grêmio mirim deve ser valorizado como uma estratégia formativa, política e ética, sendo uma prática que contribui significativamente para a construção de uma escola pública inclusiva, justa e sensível às vozes infantis.</p> 2025-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/737 OS IMPACTOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA HISTÓRIA ECONÔMICA E SOCIAL 2025-08-05T16:56:49-03:00 CÁSSIO FARINELLI LIMA revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">Esse estudo teve como objetivo compreender os impactos e efeitos da Revolução Industrial nocontexto da economia e social através de uma revisão de literatura. A Revolução Industrial foi um marco na humanidade devido a seus efeitos acelerados na economia, na sociedade, cultura e política e sua principal característica é a mudança acelerada nos meios de produção e utilização de máquinas em larga escala, aumento da produção e surgimento de grandes centros industriais, no entanto esse fenômeno também causou impactos negativos. Dessa forma, o estudo concluiu que os efeitos desse momento histórico são presentes até os dias atuais, e tal modificação na economia e na sociedade não somente alterou a produção dos bens, mas moldou as relações sociais, relações de trabalho e relações familiares, que moldaram as sociedades até a atualidade. Entretanto, tam- bém teve influências negativas no crescimento das desigualdades sociais, em que os trabalhadores viviam condições deploráveis nas indústrias, e com isso se deu início à luta pelos direitos sociais e do trabalho, por meio de movimentos em busca da garantia dos direitos e dignidade.</p> 2025-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/738 ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DE ESPECTRO AUTISTA (TEA) 2025-08-05T17:00:41-03:00 ELVIRA JOSIANE DEMIN ARAUJO DE MORAIS revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">Este artigo aborda o processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA),destacando os desafios e as estratégias eficazes para promover uma aprendizagem significativa. O TEA é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos, o que impacta diretamente no processo educacional. A alfabetização dessas crianças requer abordagens personalizadas, uso de recursos visuais, metodologias estruturadas e apoio de tecnologias assistivas. O papel do professor como mediador e o envolvimento da família são fundamentais para o sucesso da aprendizagem. Além disso, o texto discute a importância das políticas públicas inclusivas e apresenta experiências positivas que comprovam a possibilidade de avanço significativo na alfabetização de alunos com TEA quando há preparo, sensibilidade e recursos adequados. O artigo conclui que, com práticas pedagógicas adaptadas e um olhar inclusivo, é possível garantir o direito à educação de qualidade para essas crianças.</p> 2025-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/739 O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR 2025-08-05T17:07:15-03:00 FABIANA PEDRAZA DA SILVA revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">O presente estudo apresenta o papel do Gestor Escolar nas instituições de ensino com foco na observação da escola e seus problemas de uma forma global. A gestão escolar, que antigamente acolhia as exigências da escola autoritária, passa a atender os preceitos da escola democrática, preconizando a participação como busca pela qualidade da educação, tornando-se foco de atenção da comunidade educacional, enquanto enfoque novo, desafiador, superador das limitações adminis- trativas arraigadas nas instituições de ensino. A escola é muito mais que uma instituição reprodutora das relações sociais e valores dominantes, pois figura também como instituição de confronto, a inovação educativa deve produzir rupturas e, sob essa ótica, procurar romper com a clássica cisão entre concepção e execução. A gestão democrática do ensino é um processo coletivo, desenvolvido em parceria com toda a comunidade escolar.</p> 2025-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/740 CRIATIVIDADE: DESENVOLVENDO A EDUCAÇÃO PARA O FUTURO 2025-08-05T17:10:14-03:00 GRASIELA TAVERNA revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">O presente artigo objetiva discutir a importância do ensino da criatividade nas escolas, destacando que essa competência deve ser desenvolvida de maneira intencional e integrada aos currículos. A criatividade é apresentada como uma habilidade acessível a todos os alunos, a qual precisa ser estimulada em um ambiente educativo que favoreça a exploração, o erro e a inovação. Enfatizan- do o quanto o papel dos educadores é essencial, pois cabe a eles planejar e implementar práticas pedagógicas que incentivem o pensamento crítico e a resolução de problemas. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a necessidade de incluir a criatividade nos currículos, sublinhando que a forma como as habilidades são ensinadas é tão importante quanto o conteúdo abordado. Assim, uma abordagem holística e colaborativa desta pauta na educação é fundamental para preparar os estudantes para os desafios do futuro.</p> 2025-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/741 A FUNÇÃO SIMBÓLICA DA CHUVA NA PRODUÇÃO MUSICAL 2025-08-05T17:14:36-03:00 JEFERSON ARAUJO DE AZEVEDO revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">Este artigo propõe uma análise simbólica da chuva na canção popular brasileira, investigando como esse elemento natural é mobilizado poeticamente para representar emoções humanas profundas. A chuva, longe de ser um simples fenômeno climático, assume múltiplas funções simbólicas na construção da subjetividade do eu lírico: pode expressar tristeza, solidão, saudade, o fim de relacionamentos, mas também renovação, perdão e até mesmo uma dimensão espiritual ou divina. Fundamentado em autores como Gaston Bachelard (1990), que compreende a água como imagem da alma, e Gilberto Mendonça Teles (1989), que reconhece a natureza como metáfora recorrente na poesia brasileira, o estudo organiza a análise em cinco categorias temáticas: metáfora da tristeza ou solidão; símbolo de lembrança ou saudade; cenário do fim de um relacionamento; renovação, esperança ou perdão; e bênção divina, fertilidade ou manifestação de Deus. Para cada categoria, são apresentadas canções que evidenciam como a chuva funciona como elo simbólico entre o ambiente e os estados afetivos do sujeito poético.</p> 2025-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/742 A LIBERDADE DE BRINCAR: UM PILAR ESSENCIAL NA INFÂNCIA 2025-08-05T17:18:55-03:00 LORENA VIANNA VALENTIM FERREIRA revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">O brincar livre é essencial para o desenvolvimento infantil, abrangendo aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais. Este artigo explora a importância do brincar livre, seu desenvolvimento histórico, benefícios e desafios contemporâneos. Historicamente, o brincar livre sempre fez parte da infância, mas a urbanização e a tecnologia moderna limitaram essas oportunidades. Teorias educacionais, como as de Piaget, Vygotsky, Reggio Emilia e Gardner, reforçam a importância do brincar livre para o desenvolvimento integral das crianças.O brincar livre promove habilidades motoras, criatividade, resolução de problemas e competências sociais. Benefícios psicológicos incluem a redução do estresse e o aumento da resiliência emocional, enquanto os benefícios físicos incluem melhor saúde cardiovascular e prevenção da obesidade. No entanto, a urbanização, o uso excessivo de tecnologia e agendas lotadas apresentam desafios significativos. Este artigo apresenta estudos de caso em comunidades urbanas e escolas que ilustram os benefícios do brincar livre. Políticas públicas que promovem o brincar livre são cruciais para enfrentar esses desafios. Recomenda-se que paiscriem ambientes que valorizem o brincar, limitando o uso de tecnologia e incentivando atividades ao ar livre, enquanto educadores devem integrar o brincar livre no currículo escolar. Conclui-se que promover o brincar livre é um investimento no futuro e no bem-estar das crianças, preparando-as para serem adultos saudáveis, criativos e resilientes. A sociedade deve trabalhar coletivamente para garantir que todas as crianças tenham tempo e espaço para brincar livremente, contribuindo para uma comunidade mais coesa e solidária.</p> 2025-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/744 REFLEXÕES A RESPEITO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESTRUTURADA 2025-08-05T17:26:17-03:00 MARIA MADALENA PEDROSA RAMALHO revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">Este artigo tem como objetivo explorar reflexões sobre a educação singular, a instrução abrangente e as diversas restrições. A estrutura educacional combinada surge como uma opção inovadora em contraposição à tradicional e exclusivamente acadêmica, caracterizando-se por sua abertura e acolhimento sem discriminações de gênero, idade, origem socioeconômica, situação financeira, grupo étnico, evitando a segregação dos alunos com necessidades especiais de aprendizagem nas salas regulares, os quais frequentemente eram marginalizados ou excluídos das instituições convencionais. O objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso é examinar, primeiramente, as políticas educacionais dos governos anteriores em relação à educação específica e sua transição - progresso em direção à escola inclusiva e a forma como a educação integrativa e a escola abrangente têm sido moldadas em nosso país. Em um segundo momento, pretendemos destacar a mudança na política educacional em direção à antiga ideia de instrução especial em detrimento dos grupos excluídos e da camada social mais vulnerável, apesar das declarações governamentais sobre integração econômica, política, social, cultural e educacional. Para concluir, sugerimos, em um terceiro ponto, uma nova abordagem para a escola abrangente.</p> 2025-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/743 A MUSICALIZAÇÃO E A FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2025-08-05T17:27:31-03:00 PÂMELA LODOS CARLESSO BATISTA revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">A música é o eixo orientador desta pesquisa, abordando a realização de um trabalho efetivo com a Música na Educação Infantil, tendo como objetivo esclarecer e aprofundar os conhecimentos relacionados a influência da Música no desenvolvimento integral da criança. No problema a abordagem foi questionar a contribuição da Música para a formação integral da criança na educação infantil destacando a importância das questões socioemocionais, partindo do pressuposto de que a Música. Este trabalho tem por objetivo geral, compreender como a utilização da musicalização na Educação Infantil pode auxiliar para o processo de formação integral do aluno. Os objetivos específicos foram conceitos de Ludicidade na educação e de musicalização, contextualizar o ensino na Educação Infantil e como a musicalização na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento integral do estudante.</p> 2025-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/747 A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE 2025-08-05T17:40:23-03:00 ROBERTA EDLENE ANTUNES DE OLIVEIRA revistagestao@facon.edu.br NICOLAS FERNANDO ROCHA CAMARGO revistagestao@facon.edu.br CARLA BENEDITA VERBEL VAZ revistagestao@facon.edu.br <p style="text-align: justify;">Este artigo aborda os desafios e estratégias pedagógicas relacionadas à alfabetização e ao letramento, destacando a importância dessas práticas no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Inicialmente, são apresentados os principais obstáculos enfrentados pelos professores, como a falta de recursos, dificuldades de aprendizagem e formação docente. Em seguida, são exploradas estratégias eficazes para o ensino da leitura e da escrita, embasadas nas contribuições de autores como Vygotsky, Piaget e Freire. Metodologias como o método fônico, a leitura compartilhada, o uso de jogos lúdicos e a escrita criativa são discutidas como alternativas para tornar o ensino mais dinâmico e acessível. Por fim, enfatiza-se o papel da escola e da família no processo de alfabetização e letramento, reforçando a necessidade de um ensino inclusivo e significativo para garantir o pleno desenvolvimento dos estudantes.</p> 2025-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement##