GESTÃO & EDUCAÇÃO http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE <p>Conselho Editorial</p> <p>Prof. Ms Eber da Cunha Mendes<br>Profª Adriana de Souza<br>Profª Alessandra Gonçalves<br>Prof. Ms. Alexandre Bernardo da<br>Silva<br>Profª. Andrea Ramos Moreira<br>Profª Drª Daniela Oliveira Albertin<br>de Amorin<br>Profª. Debora Banhos<br>Profª. Erika de Holanda Limeira<br>Profª Juliana Mota Fardini Gutierrez<br>Profª. Juliana Petrasso<br>Profª. Marina Oliveira Reis<br>Profª. Priscilla de Toledo Almeida<br>Prof. Dr. Raimundo Nonato de<br>Carvalho Jr.<br>Prof. Dr. Rodrigo Leite da Silva</p> <p>Editora-Chefe<br>Dra. Adriana Alves Farias</p> <p>Revisão e Normalização de<br>Textos<br>Dra. Daniela Oliveira Albertin de<br>Amorin</p> <p>Prof. Dr. Rodrigo Leite da Silva</p> <p>Programação Visual e<br>Diagramação<br>Eliana Duarte de Souza</p> <p>Projeto Gráfico<br>Tayna Sousa</p> pt-BR gladsoncunha@gmail.com (Gladson Pereira da Cunha) adrianaalvesfarias@gmail.com (Adriana Alves Farias) Mon, 22 Apr 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 DEFICIÊNCIA INTELECTUAL UM GRANDE DESAFIO EM SALA DE AULA http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/482 <p style="text-align: justify;">Por meio deste Artigo busca-se analisar Deficiência Intelectual intensificando a formação continuada dos professores que atuam em sala de aula, oferecendo subsídios e recursos que propiciem o suporte e a orientação para escolarização desses alunos. Falta a certos profissionais da educação, empatia e intuição ao lidar com alunos em sala de aula. Cabe ao professor desenvolver tanto a empatia quanto as inteligências intrapessoal e interpessoal, pois tais inteligências permitem compreender os outros e trabalhar com eles, apresentam tentativas de resolver problemas significativos para o indivíduo e a espécie. A soma de novas atribuições do professor e a necessidade de que ele deva se adaptar às novas tendências pedagógicas geram a obrigação de reestruturação da sua metodologia de ensino e de uma nova análise de seus conceitos sobre qual a melhor forma de ministrar suas aulas e de divisão e maximização de aproveitamento do tempo em suas atividades. Quando são dadas as oportunidades adequadas, os educandos com deficiência intelectual demonstram plena capacidade de expressar seus sentimentos, acumular conhecimentos formais e informais, refletir sobre sua vida e verbalizar seus desejos, motivações, anseios e planos para o futuro.</p> ANDREA PAULA PEREIRA DA SILVA ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/482 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/483 <p style="text-align: justify;">A arte surge no mundo como forma de organização, como modo de transformar a experiência vivida em objetos de conhecimento que demonstram sentimentos, percepção e imaginação. Assim, o presente estudo teve como meta principal refletir sobre o ensino-aprendizagem, evidenciando sobre a importância do ensino das Artes Visuais e estabelecer algumas reflexões que possibilite melhor entendimento das transformações no processo ensino/aprendizagem da arte e sua importância no contexto escolar do Ensino Fundamental. Sendo que o projeto irá tratar sobre a dimensão histórica da disciplina no Brasil, o conceito de ensino da arte, a importância da imagem como ferramenta de ensino e para concluir fará um levantamento sobre a importância da Arte no Ensino Fundamental. Sendo que atualmente, a arte é fundamental na educação de um país que se desenvolve, pois ela é uma forma diferente de interpretar o mundo, a realidade, o imaginário e através dela podemos estimular a criatividade do aluno em todas as atividades propostas pelo professor no dia a dia.</p> BRUNA MEIRA ALTINO ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/483 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/484 <p>Os processos envolvidos na Educação Especial estão cada dia mais presentes nas discussões <br>educacionais e políticas públicas. A legislação brasileira apresenta inúmeros desdobramentos <br>sobre o assunto, porém, quando se vê as escolas, nem todas conseguem atingir a inclusão de <br>forma satisfatória. Assim, este artigo teve como objetivo discutir a respeito do tema do Atendimento <br>Educacional Especializado (AEE), voltado para os estudantes com Transtorno do Espectro Autista <br>(TEA). A pesquisa apresenta caráter qualitativo e os resultados indicaram os desafios enfrentados <br>pelas escolas e em especial, pelos professores para direcionar o processo de inclusão e atividades <br>diversificadas que desenvolvam diferentes competências e habilidades nestes estudantes.</p> CRISTIANA DE PAULA PENA REIS ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/484 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO COLABORATIVO http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/485 <p style="text-align: justify;">A política de inclusão no Brasil a partir do século XX deu condições para que pessoas com deficiência frequentassem as escolas comuns. Muitos avanços ocorreram no processo de inclusão o que se reflete no aumento do número de matrículas nos últimos dez anos, especialmente alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI). Porém, observamos ainda um despreparo das redes de ensino, principalmente a rede pública, no atendimento deste público. Faz-se necessário desenvolver estratégias que favoreça o processo de inclusão e uma delas é o modelo de ensino colaborativo, onde o professor da Educação Especial trabalha juntamente com os professores regulares para auxiliar o aluno com deficiência dentro da sala de aula comum. Como a implementação do ensino colaborativo vem enfrentando resistências, este artigo teve como objetivo conhecer as dificuldades e os desafios enfrentados pelos professores no atendimento aos alunos com TEA e DI e refletir acerca das concepções desta estratégia de ensino.</p> HELENA XAVIER SOARES ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/485 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 O DESCONCERTO DO MUNDO NA POESIA CAMONIANA http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/486 <p>Neste artigo será examinado uma das grandes tensões dominantes na poesia camoniana: o desconcerto do mundo. Recorri como suporte teórico a vários autores que se dedicaram a estudar a lírica camoniana tais como: MINCHILLO e TORRALVO (2011), MOISÉS (2002-2004-2008), SARAIVA (2005). No início da pesquisa conceitue o mote “desconcerto do mundo na poesia camoniana” – tema recorrente na sua lírica e visivelmente projetado na sociedade atual. Escolhi o soneto Doce sonho, suave e soberano como objeto de estudo porque reuni as características fundamentais do tema. A poesia camoniana é atemporal e traduz o que há de mais intrínseco à essência humana. Este artigo resulta do desejo de partilhar uma reflexão sobre uma das temáticas mais presentes na poesia camoniana.</p> JEFERSON ARAUJO DE AZEVEDO ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/486 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: E SUAS INFLUÊNCIAS NO TRABALHO DOCENTE http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/487 <p style="text-align: justify;">Inúmeras discussões têm ocorrido a respeito da Educação, dentre elas a formulação de Políticas Públicas, assim como a formação docente, requerida para ministrar aulas na Educação Básica, em especial. A formação docente, perpassa há décadas pelo desenvolvimento da pesquisa, principalmente nas Universidades públicas, compreendendo que a prática docente se dá por meio do desenvolvimento de pesquisas. A efetividade e o protagonismo das políticas educacionais culminam em transformações econômico-sociais e ideológicas que configuram o atual cenário brasileiro, em relação à formação docente para o Ensino Superior. Nesse sentido, justifica-se o presente artigo pelo fato de que a legislação muitas vezes não deixa clara a atuação do profissional, bem como as exigências cabíveis para se trabalhar nesta área do ensino. Como objetivo geral, tem-se uma discussão sobre a importância da formação de professores no contexto educacional; e como objetivos específicos, analisar os desafios enfrentados na formação continuada. Os resultados indicaram que os cursos de formação continuada têm se tornado um desafio na prática docente desde a formação inicial, principalmente relacionada as exigências atuais em âmbito educacional. Assim, pode-se concluir que é preciso investir tanto na formação inicial quanto continuada, e desenvolver o protagonismo dentro do processo formativo desses profissionais.</p> KATIA DE OLIVEIRA ALVES ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/487 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 A ABORDAGEM EMMI PIKLER NA EDUCAÇÃO INFANTIL http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/488 <p>Esse artigo tem como objetivo trazer informações a respeito das contribuições de Emmi Pikler para a Educação Infantil. Ao se falar em educação, implica-se a ideia de que o processo de crescimento e desenvolvimento de um ser humano não é guiado apenas por fatores biológicos, mas resulta de uma interação complexa de fatores socioculturais, ecológicos, psicológicos, genéticos e fisiológicos. Atualmente há consenso sobre a impossibilidade de pensar o crescimento e o desenvolvimento a partir de concepções determinísticas e monocausais. Há várias décadas que as relações interpessoais, juntamente com os valores e normas culturais, as condições sócio-históricas e as características biológicas da nossa espécie, começaram a ser vistas como inextricavelmente ligadas na consideração das trajetórias de desenvolvimento.</p> LETÍCIA PELISSARI SANTOS ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/488 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 ENTRE A ORALIDADE E A ESCRITA: PRINCÍPIOS DO LETRAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/489 <p style="text-align: justify;">Compreender o processo de alfabetização, leitura e letramento como etapa possível desde a educação básica nos permite conceber sua importância e a necessidade para a formação de alunos leitores e capazes, principalmente, de compreender a sociedade em que estão inseridos, pois ler é muito mais que decodificar os signos de linguagem, mas sim ser capaz de transformar a si mesmo e ao meio em que se está inserido. A leitura é trabalha à partir da exploração das diferentes formas de acesso que possibilitem ao aluno o contato com o mudo letrado, como os cantinhos de leitura nas salas de aula, voltados a estimular os alunos e dar início, de maneira natural, aos processos de aprendizagem, ao desenvolvimento da alfabetização, dos processos de leitura e letramento, enten- dendo a capacidade da criança em tomar para a si o significado do texto e de se reconhecer nele, descobrindo assim seu papel na sociedade e no mundo. Ou por meio das diferentes ferramentas facilitadoras, como a música, as artes, a poesia, entre outros, como forma de estimular e compreender que o processo de leitura vai além da decodificação dos símbolos linguísticos, mas sim, permitir ao indivíduo interpretar o texto, compreender seu significado e transformar sua própria história através das diferentes narrativas linguísticas que lhes permite compreender-se como protagonista de sua transformação social por meio do poder da ‘palavra’.</p> LUCIANA CHIARELLI NALE DA SILVA ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/489 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 OS JOGOS NO AMBIENTE ESCOLAR: A ROLEPLAYING GAME (RPG) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/490 <p style="text-align: justify;">A ludicidade trata-se de uma prática presente na atualidade escolar, cabendo aos jogos um importante papel na busca pela participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Devido a caracterização como um jogo de estratégia, o Roleplaying Game (RPG) representa um instrumento adotado pelos professores na atualidade, considerando a possibilidade de trabalhar, de forma dinâmica e interativa, os conceitos curriculares das diferentes áreas do conhecimento, bem como relacionar assuntos transversais de forma interdisciplinar, permitindo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e consciência social. Os jogos de RPG favorecem a socialização dos estudantes, orespeito às decisões coletivas, a atenção e coletividade para finalização da atividade. Diante desta realidade, este trabalho objetivou identificar o RPG como instrumento de aprendizagem no ambiente escolar. A relevância do estudo justifica-se na relevância da percepção e compreensão do RPG como uma prática educativa. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com levantamento de referencial teórico, permitindo a observação de que os jogos de RPG precisam ser estimulados no processo de aprendizagem como recursos pedagógicos, direcionando ao desenvolvimento das habilidades humanas trabalhadas no ambiente escolar.</p> LUCIANA DIAS MARCATI MANDU ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/490 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM JOGOS SIMBÓLICOS http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/491 <p>Os jogos simbólicos e a matemática na educação, se consiste dentro do processo da formação hu-<br>mana, é por meio de ambos que se possibilita o desenvolvimento das habilidades de raciocino lógico, <br>noções numéricas e quantidades em diferentes aspectos. Na infância ganha um papel importante, <br>necessitando ser conduzida como meio do processo de aprendizagem e reconhecida como parte <br>principal da infância. Os aspectos matemáticos de cada criança ocorrem de maneira gradativa e <br>seguindo etapas de desenvolvimento importantes, a amplitude nas propostas com jogos simbólicos <br>e a construção social que tem sobe a infância está representada em como os estímulos pedagógicos <br>podem e devem ser a parte fundamental nessa abordagem. Na educação as crianças têm acesso <br>a diversidade de estímulos necessários para contribuir com o desenvolvimento em diferentes áreas <br>essenciais.</p> MARIA APARECIDA DE PAULA ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/491 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM ESPAÇOS ESCOLARES http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/492 <p>A ludicidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, especialmente em <br>ambientes escolares. Desde os estudos de Vygotsky, reconhece-se o brincar como uma atividade <br>central na formação da identidade e da autonomia das crianças, influenciando sua forma de pensar, <br>sentir e interagir com o mundo ao seu redor. Este artigo ressalta que a maneira como uma criança <br>brinca reflete em sua forma de pensar e sentir, e que o brincar é essencial para o desenvolvimento <br>de capacidades como atenção, imitação, memória e imaginação. Este estudo objetiva analisar a <br>importância da ludicidade no desenvolvimento da criança, com foco em sua identidade e autonomia, <br>em espaços escolares. Por meio da metodologia de revisão bibliográfica, aborda-se aqui a preocu-<br>pação com a oferta de experiências enriquecedoras para as crianças e a importância de ambientes <br>escolares que promovam a diversidade e a riqueza nas brincadeiras. Conclui-se que a ludicidade <br>não deve ser vista apenas como uma atividade recreativa, mas como um elemento crucial para o <br>desenvolvimento integral das crianças, contribuindo para a formação de uma identidade sólida e o <br>fortalecimento de sua autonomia.</p> NATALIE GONÇALVES PENA ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/492 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 O CURRÍCULO E SUAS DIVERSAS FORMAS DE ENSINAR http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/493 <p>O currículo representa uma poderosa ferramenta para o movimento de observação, reflexão e inter-<br>venção na dinâmica escolar. Possibilita compreender o que se processa no seu interior e os vínculos <br>entre o que se vive na escola e a comunidade onde está se localiza. De igual forma, possibilita ain-<br>da estabelecer limites entre o que é “específico” da escola e o que “pertence” ao conhecimento da <br>sociedade em geral. Com o movimento “Escola sem Partido” que está inspirando vários projetos de <br>lei que tramitam nas câmaras municipais, assembleias legislativas e Congresso nacional, o currículo <br>voltou a ser discutido em diversas esferas como mostrarei a seguir.</p> ROSANA COSTA PARDINHO ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/493 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 SOCIEDADE, CULTURA E ALIMENTAÇÃO INDÍGENA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TURMAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/494 <p>Este trabalho de pesquisa-ação surgiu a partir do problema constatado durante os primeiros meses <br>de projeto de recuperação paralela. As sondagens e análises verificaram que os alunos integrantes <br>do projeto de recuperação paralela, têm além das dificuldades de escrita, leitura e operações mate-<br>máticas, um déficit de conhecimento em outras áreas do conhecimento, como ciências humanas e <br>ciências naturais. Diante disso, decidiu-se trabalhar com o tema transversal: a pluralidade cultural, <br>com foco nas sociedades indígenas que têm a mandioca como principal alimento. A partir dessa <br>realidade, foi elaborada uma sequência didática com práticas pedagogias diferentes das usuais. <br>Articuladas para favorecer a aprendizagem ampliando seus conhecimentos e diminuindo déficits. <br>Relacionando diversos conteúdos, como culturas indígenas, alimentação, agricultura, culinária, <br>matemática, língua portuguesa, dentre outras. As práticas aqui descritas foram desenvolvidas numa <br>escola pública, tendo como público-alvo os alunos da recuperação paralela.</p> TALITA LACERDA CAMARNEIRO ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/494 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300 EDUCAÇÃO ESPECIAL - AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA ESCOLA PARA INCLUSÃO PARALELA http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/495 <p>Este artigo busca refletir sobre educação especial e inclusão. Sabemos que são dois conceitos dife-<br>rentes, no entanto, escolas e profissionais da educação ainda se atrapalham no uso de um e outro. <br>Pela legislação vigente, o atendimento à criança e adolescentes devem acontecer preferencialmente <br>na rede regular de ensino, de forma a priorizar o atendimento a todos sem exceção. De fato, obser-<br>vamos que as escolas têm atendido aos que a ela procuram. Nosso objetivo é entender como tem <br>sido esses atendimentos e os profissionais que estão em atendimento "dão conta do que fazem"?.</p> THAIS DA CRUZ HEER ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/495 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 -0300