GESTÃO & EDUCAÇÃO http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE <p>Conselho Editorial</p> <p>Prof. Ms Eber da Cunha Mendes<br>Profª Adriana de Souza<br>Profª Alessandra Gonçalves<br>Prof. Ms. Alexandre Bernardo da<br>Silva<br>Profª. Andrea Ramos Moreira<br>Profª Drª Daniela Oliveira Albertin<br>de Amorin<br>Profª. Debora Banhos<br>Profª. Erika de Holanda Limeira<br>Profª Juliana Mota Fardini Gutierrez<br>Profª. Juliana Petrasso<br>Profª. Marina Oliveira Reis<br>Profª. Priscilla de Toledo Almeida<br>Prof. Dr. Raimundo Nonato de<br>Carvalho Jr.<br>Prof. Dr. Rodrigo Leite da Silva</p> <p>Editora-Chefe<br>Dra. Adriana Alves Farias</p> <p>Revisão e Normalização de<br>Textos<br>Dra. Daniela Oliveira Albertin de<br>Amorin</p> <p>Prof. Dr. Rodrigo Leite da Silva</p> <p>Programação Visual e<br>Diagramação<br>Eliana Duarte de Souza</p> <p>Projeto Gráfico<br>Tayna Sousa</p> pt-BR gladsoncunha@gmail.com (Gladson Pereira da Cunha) adrianaalvesfarias@gmail.com (Adriana Alves Farias) Thu, 26 Jun 2025 15:31:03 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/715 <p style="text-align: justify;">Este artigo discute a metodologia nas aulas de Educação Física. Aborda a origem desse componente curricular, sua função inicial e como a LDB e os Parâmetros Curriculares Nacionais promovem mudanças significativas. Embora ainda subvalorizadas, essas aulas contribuem para o desenvolvimento individual e despertam o interesse dos alunos por exercícios. A recreação, através de jogos, danças, lutas ou ginástica, é vista como benéfica para a saúde, desenvolvimento de habilidades e construção de caráter. Paulo Freire destaca a importância de educadores críticos e progressistas, enfatizando a relação entre teoria e prática, a práxis. O artigo reflete sobre como suas ideias podem aprimorar práticas pedagógicas e promover aprendizagem significativa nas aulas de Educação Física.</p> ANDRÉ FRANSCISCO REVERT ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/715 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: CAMINHOS PARA A EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/716 <p style="text-align: justify;">A efetivação da educação inclusiva no Brasil, pautada pelo princípio da igualdade, enfrenta desafios significativos entre o discurso legal e a prática escolar cotidiana. Embora documentos como a Constituição Federal de 1988 e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) consolidem o direito de todos à educação, a realidade escolar ainda revela barreiras físicas, pedagógicas e culturais que comprometem a inclusão plena. As práticas pedagógicas inclusivas exigem a revisão de currículos, a flexibilização dos métodos de ensino, a adoção de tecnologias assistivas e a promoção de ambientes escolares que valorizem a diversidade. A formação continuada dos docentes surge como elemento central nesse processo, capacitando-os para enfrentar as demandas da educação inclusiva de maneira crítica e inovadora. A gestão escolar inclusiva, o envolvimento das famílias e a atuação intersetorial são também apontados como fatores indispensáveis para o fortalecimento da cultura da inclusão. A análise evidencia que superar a dis- tância entre o princípio da igualdade e a realidade escolar requer investimento público consistente, mudança cultural e compromisso ético com a educação como direito humano fundamental. Assim, a construção de práticas pedagógicas inclusivas configura-se não apenas como uma exigência legal, mas como uma escolha ética em favor de uma escola mais democrática e de uma sociedade mais justa.</p> ANDRÉIA BARBOSA SANTOS ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/716 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 DESAFIOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/717 <p style="text-align: justify;">Esse estudo teve o objetivo de investigar os principais desafios atualmente na educação inclusiva no Brasil através de uma revisão de literatura. A educação trata-se de um direito de todos pois é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos na sociedade, no entanto, a inclusão sofre vários desafios no Brasil, sendo assim, promover a educação inclusiva é fundamental. Dessa forma, o estudo aponta que os principais desafios da educação inclusiva no Brasil trata-se da capacitação inadequada dos profissionais, a falta de estrutura adequada para receber os alunos de educação especial, a ausência de recursos necessários, além do preconceito da sociedade, para mitigar tais desafios, é necessário esforços de toda comunidade escolar e apoio governamental por meio de investimentos na infraestrutura, capacitação profissional e conscientizar a sociedade sobre a importância da diversidade.</p> CÁSSIO FARINELLI LIMA ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/717 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O PROCESSO EDUCACIONAL http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/718 <p>Este trabalho tem como objetivo explorar a relação entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e <br>o processo educacional, com ênfase na identificação de estratégias pedagógicas inclusivas e efi-<br>cazes. A pesquisa aborda as principais características do TEA, como ele se manifesta nas crianças <br>e as implicações que isso possui para o ensino. Além disso, busca-se entender como o ambiente <br>escolar pode ser modificado para proporcionar um atendimento mais adequado aos alunos com TEA, <br>considerando práticas implementáveis no contexto regular de ensino, bem como no atendimento <br>especializado. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e <br>análise de estudos de caso, para identificar as melhores práticas pedagógicas e recursos adaptativos <br>que promovem uma educação inclusiva e eficaz para crianças com TEA.</p> ELIZA NAOMI IWAMOTO ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/718 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/719 <p>Este artigo convida o leitor a percorrer, com olhar atento, os meandros e labirintos que compõem <br>os desafios da Educação a Distância, enquanto lança luz sobre as oportunidades que despontam <br>nesse cenário em constante metamorfose. Não basta apenas clicar em plataformas digitais ou se-<br>guir roteiros prontos: inovar na pedagogia é como reinventar a própria sala de aula, desenhando <br>caminhos que favoreçam o encontro, a autonomia e o florescimento do pensamento crítico entre os <br>estudantes. Nesse contexto, os investimentos em infraestrutura surgem como alicerces silenciosos, <br>mas indispensáveis. Capacitar professores e aprimorar as ferramentas tecnológicas não são meros <br>detalhes técnicos, mas sim sementes lançadas para garantir que o ensino a distância seja, de fato, <br>acessível e eficaz. Ao longo destas páginas, desfilam estratégias concretas, pensadas para extrair <br>o melhor da EAD e transformar a experiência educacional em algo mais vivo, inclusivo e pulsante. <br>O objetivo não é apenas assegurar o aprendizado de qualidade, mas também criar pontes para que <br>a interação entre todos os envolvidos ecoe como uma sinfonia, tornando o processo educativo mais <br>humano e significativo.</p> ELVIRA JOSIANE DEMIN ARAUJO DE MORAIS ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/719 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MERCADO DE TRABALHO http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/720 <p>O presente trabalho visa, por meio de revisão de trabalhos já publicados, apontar fatores que di-<br>ficultam a inserção da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho. Apesar da Lei <br>8.213/91 que, entre outras coisas, estabelece o percentual de deficientes que uma empresa deve <br>empregar, muitas pessoas com deficiência intelectual ficam à margem da empregabilidade no Brasil, <br>quer seja por desconhecimento de seu potencial por parte dos empregadores ou por falta de uma <br>política que promova verdadeiramente a inclusão destas pessoas nas empresas, respeitando suas <br>limitações e potencializando suas habilidades. Em contrapartida, mostrará também possibilidades, <br>por meio de projetos e iniciativas de Instituições que promovem parcerias com empresas, a fim de <br>minimizar as inúmeras barreiras existentes: preconceitos, discriminação, mitos, além da pouca ade-<br>quação dos ambientes e funções, ressaltando a importância da família no processo de preparação <br>para o trabalho. Por fim, foram analisados dados referentes à aplicabilidade da Lei 8.231/91, com <br>exemplos de empresas que acreditam e fazem valer a inclusão de deficientes intelectuais em seu <br>grupo de colaboradores.</p> FABIANA PEDRAZA DA SILVA ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/720 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 O BRINCAR NA APRENDIZAGEM DA PRIMEIRA INFÂNCIA http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/721 <p>O presente estudo é de cunho bibliográfico e tem com título “O Brincar na Aprendizagem da Primeira <br>Infância” cujo objetivo é compreender como se concretiza o direito que a criança tem de concretizar <br>esse ato em seu processo de ensino-aprendizagem. Foi utilizada uma abordagem qualitativa com <br>autores e pesquisadores que dialogam com a temática proposta. O brincar, o jogo ou mesmo a <br>brincadeira se constitui uma características primordiais em que a criança experiencia de forma que <br>contribui para seu aprendizado e para as descobertas que faz. O brincar possibilita o desenvolvi-<br>mento global da criança com indivíduo proporcionando as habilidades sociais, cognitivas e físicas. O <br>ato do brincar encanta, seduz, surpreende, ensina, desafia e contribui para a resolução de conflitos <br>que são mediados pelo profissional da educação em sua prática docente para que a criança faça <br>as descobertas em seu aprendizado de forma lúdica.</p> GISELE LOPES XAVIER ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/721 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA ARTICULAÇÃO COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL: PARCERIAS COM ASSISTÊNCIA SOCIAL E CONSELHOS TUTELARES PARA GARANTIR O DIREITO À EDUCAÇÃO http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/722 <p>A escola tem uma função meritória no enfrentamento das vulnerabilidades sociais que afetam a <br>permanência e o sucesso escolar. Para isso, a atuação do gestor escolar é fundamental, articulando <br>parcerias com CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e outros serviços da rede de proteção social. Essa <br>articulação permite identificar e mitigar fatores como evasão, dificuldades familiares e barreiras so-<br>cioeconômicas que impactam o aprendizado. Além das conexões institucionais, o diálogo e a escuta <br>ativa com as famílias são estratégias essenciais para a criação de um ambiente acolhedor, que <br>favoreça o desenvolvimento educacional dos alunos. O fortalecimento do vínculo entre estudantes <br>e escola cresce com diálogo eficaz entre as partes envolvidas, encorajando a cooperação e o de-<br>sempenho acadêmico. O artigo evidencia que unir políticas educacionais inclusivas à colaboração <br>entre escola e serviços sociais reduz as desigualdades. Assim, o gestor escolar assume um papel <br>crucial na criação de um ambiente educacional mais igualitário e acessível.</p> KÁTIA FAUSTINA DE PAULA ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/722 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 EDUCAÇÃO FEMINISTA: MOVIMENTO SOCIAL ARTICULADO COM A EDUCAÇÃO http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/723 <p>O presente artigo tem como objetivo apresentar as trajetórias feministas e algumas de suas verten-<br>tes. Escolheu-se o feminismo como objeto de estudo, pois questões sexistas assolam a sociedade <br>como um todo. O artigo está dividido em duas partes. Na primeira parte, apresenta-se os conceitos <br>de patriarcado, machismo e feminismo, além das trajetórias dos movimentos feministas desde o <br>pré-feminismo, com Olympe de Gouges, passando pela primeira, segunda, terceiras ondas, com-<br>plementando com a quarta onda, que se encontra em curso e possui as redes sociais como ins-<br>trumento. Na segunda parte, o artigo trata de algumas vertentes dos movimentos feministas, uma <br>vez que não existe só uma forma de pensar o feminismo e, por isso, feminismo deve ser escrito <br>no plural, formando os feminismos, tais como: feminismo radical, indígena, mulherismo, universal, <br>transexcludente, interseccional, feminismo negro, marxista e ecofeminismo. A discussão teórica é <br>feita a partir de: bell hooks, Soujourner Truth, Chimamanda Nzogbi Adichie, Simone de Beauvoir, <br>Vandana Shiva, Helena Hirata, Alice Walker, Patricia Hill Collins, Kimberly Crenshaw, entre outras. <br>As discussões ratificam a importância de compreender os movimentos feministas, promovendo <br>diferentes espaços para o diálogo.</p> LORENA VIANNA VALENTIM FERREIRA ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/723 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONQUISTAS DAS CRIANÇAS A PARTIR DA MÚSICA http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/725 <p>A música desempenha um papel crucial no desenvolvimento da criança, especialmente na educação <br>infantil, onde as experiências de aprendizado são fundamentais para o crescimento integral. Este <br>artigo investiga as diversas conquistas que as crianças alcançam ao serem expostas a atividades <br>musicais, destacando os benefícios cognitivos, emocionais, sociais e motores proporcionados pela <br>música. Através de uma abordagem teórica e prática, discutiremos como a música não apenas en-<br>riquece o ambiente educacional, mas também serve como uma ferramenta pedagógica poderosa <br>que estimula a criatividade, a expressão e a autoestima. Além disso, abordaremos exemplos de <br>práticas musicais que podem ser implementadas nas salas de aula e suas implicações no proces-<br>so de ensino-aprendizagem. O objetivo é demonstrar que a música é uma aliada indispensável na <br>formação de crianças mais felizes, saudáveis e preparadas para os desafios da vida.</p> ROBERTA EDLENE ANTUNES DE OLIVEIRA ##submission.copyrightStatement## https://www.faconnect.com.br/revista http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/725 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300