CAOS E COSMOS DO GÊNERO HUMANO E A PEDAGOGIA SISTÊMICA

  • Antônia Braz
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem, Família, Pedagogia Sistêmica

Resumo

O artigo tem como objetivo discorrer sobre o cenário atual para o ensino/aprendizagem, suas implicações,
reflexões, estratégias, metodologias, com destaque para a Pedagogia Sistêmica que aplica ideias da
Constelação Familiar. O cotidiano é bastante exigente quando se refere ao amadurecimento e alocação do
indivíduo no meio, muitas vezes saturado por paradigmas mal resolvidos e contrariedades que
conduzem para conflitos internos, refletidos familiarmente e nos principais meios de convívio. O
ambiente educacional é entre outros um dos mais exigentes e sacrificado por esses conflitos internos,
muitas vezes agravados por tradições familiares de frustação, dificuldades e repetições decomportamentos conflitantes. Para que uma
transformação ocorra, é imprescindível que a formação ofereça oportunidades para a construção de
competências de forma a aprimorar a qualidade e as potencialidades individuais nos mais diversos
contextos educacionais. Esta investigação tem por finalidade discutir a formação de que proporcione aos
estudantes, o desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa por intermédio das
competências profissionais e teóricas que são abordadas no texto. Sob tal perspectiva, buscou-se
analisar como a sensatez poderia atuar na formação de discentes mais fortes e equilibrados emocionalmente,
o que resulta em uma aprendizagem mais eficiente, sólida e tranquila. Por meio deste estudo, pode-se
indicar que a reflexão acerca do processo e a aplicabilidade da Pedagogia Sistêmica, são formas
significativas e relevantes para que os estudantes deixem de tratar isoladamente seus conflitos, aflições e
dificuldades do curso e passem a relacionar informações advindas da teoria ao seu conhecimento,
uma vez que os resultados obtidos apontam que a integração da teoria à prática possibilita-lhes
mudanças significativas na aprendizagem, estimulando o engajamento no pensamento crítico
desejável para a busca do crescimento educacional e pessoal contínuo.

Publicado
2023-05-05