TRANSIÇÃO DO ENSINO

  • LUCIMARA VIEIRA DA SILVA MENDES
Palavras-chave: Ensino, Transição, Jovens, Estudo, Ensino Médio

Resumo

Em base no estudo com jovens realizado em Florianópolis, este artigo analisa a pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa feita com jovens cursando o Ensino médio. Tendo como objetivo demonstrar através da pesquisa os efeitos da transição destes alunos do Ensino Médio ao Ensino Superior, tendo em consideração as características destes alunos tais como, perfil, suas dificuldades e expectativas para o início no Ensino Superior. Atualmente, levando em conta a crise no Ensino Médio, com baixos resultados nos exames de avaliação nacional e os altos índices de faltas e repetências, muitos alunos não optam pela aderência a esse nível de ensino tornando cada vez menor as perspectivas de continuidade dos estudos, por outro lado, as instituições de Ensino Superior aderem a diversos métodos visando expansão do acesso destes alunos aos cursos de graduação como, aumento de oferta, programas de bolsas estudantis e financiamento de ensino. Em conclusão existe grande necessidade de organização escolar com o intuito de que os jovens alunos nesta fase de transição tenham as instruções necessárias para continuarem em busca de sua formação acadêmica, visando melhorias em sua qualificação profissional para inserção ao mercado de trabalho.

Publicado
2023-05-06