A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR

  • PAULA PEREIRA DOS SANTOS
Palavras-chave: Docência, Qualidade do Ensino, Formação dos Professores

Resumo

Este artigo tem como estudo central a importância da prática pedagógica do professor universitário, tendo como desenvolvimento fundamental a atuação junto aos universitários recém-ingressantes no universo do ensino superior. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas, de natureza qualitativa, buscando enfatizar o importante papel do professor universitário nos anos iniciais da formação acadêmica de nível superior. Assim, busca-se fortalecer a necessidade de uma associação entre conhecimento e prática, juntamente correlacionado com os conhecimentos necessários para atuação profissional do estudante em formação. A atuação do docente superior é de extrema relevância nessa perspectiva, uma vez que além de ministrar os conteúdos exigidos na grade curricular do curso o professor universitário precisa associar a prática pedagógica à experiência em sala de aula e as construções variadas trazidas pelos alunos no que corresponde a experiência de sala de aula da Educação Básica, estabelecendo consonância na relação professor aluno. 

Publicado
2023-05-06