DIRETRIZES E PARÂMETROS DA DIMENSÃO PSICOMOTORA NO ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O objetivo principal desta pesquisa é refletir sobre a interligação entre Psicomotricidade e Música na Educação Infantil. A escolha do tema justifica-se pela crença pessoal da pesquisadora na importância do ensino de música. O trabalho norteou-se pelo questionamento sobre a interligação entre Psicomotricidade e Música na Educação Infantil. O principal objetivo da pesquisa consistiu em refletir sobre essa interligação como ferramenta para o efetivo aprendizado da Música. Adicionalmente, a autora se propôs a conceituar infância, apresentar a evolução histórica do conceito de Psicomotricidade, mostrar a presença da educação musical na Educação Infantil brasileira e analisar os parâmetros e referenciais curriculares no ensino de Música na Educação Infantil. A pesquisa classifica-se como exploratória, bibliográfica e documental. Estrutura-se em três capítulos. A revisão bibliográfica permitiu comprovar o papel da Psicomotricidade como ponto de partida de todas as aprendizagens pré-escolares e escolares. A análise dos parâmetros e referenciais curriculares da educação brasileira referentes ao ensino de Música na Educação Infantil deixou clara a interligação da Psicomotricidade com o ensino de música.