LITERATURA INFANTIL E A CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA
Resumo
Não é novidade a segregação, marginalização, escravização que ocorreu durante séculos no Brasil com o povo negro. Historicamente foram colocados à margem da sociedade e essa marginalidade
foi sustentada por teorias racistas e fundamento o “Mito da Democracia Racial” durante o século XIX. As relações desiguais entre os direitos da população branca e a população negra, maioria no Brasil
exige o resgate dessas desigualdades por meio de ações formativas e políticas afirmativas fruto de lutas e organização dos Movimentos Negros na sociedade civil. A promulgação Lei 10.639/2003 torna
obrigatório o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, como conteúdos a serem inse-ridos em todas as disciplinas do currículo escolar. Sendo a educação parte da construção histórica e um direito de todos, cabe às esferas governamentais a garantia de uma educação de qualidade, quanto da inserção no currículo de novas demandas para que tenhamos uma educação antirracista.