EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOVAS METODOLOGIAS PARA A APRENDIZAGEM

  • EDUARDO AMANCIO DA SILVA SANTOS
Palavras-chave: Matemática, Metodologias, Ativas, Aprendizagem, Educação

Resumo

Nos últimos anos, a forma de ensinar tem estado em um processo de transição. Múltiplas metodo- logias ativas proliferaram, com o objetivo de mudar o conceito que tínhamos de ensino até agora.
Estes defendem um aluno que desempenha um papel de protagonista no processo de construção da aprendizagem, enquanto o professor atua como aquela figura que facilita e vislumbra os caminhos
para a aprendizagem. Para poder realizar este tipo de ensino da melhor forma, é necessário que a comunidade docente e investigadora esteja devidamente formada nos seus princípios pedagógicos
e nas ferramentas que impulsionam a sua implementação. Entre eles, é de vital importância que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) sejam tratadas adequadamente. O uso de metodo-
logias ativas (aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, aprendi- zagem em serviço, sala de aula invertida, aprendizagem móvel, etc. ) ou abordagens pedagógicas inovadoras (simulação, role-playing, gamificação, etc.) promovem uma melhoria da motivação dos alunos, bem como das suas competências. Este aspecto é especialmente importante na área da matemática, cujos conteúdos se  caracterizam pela sua abstração e, por isso, evidencia a necessidade da sua dinamização em salas de aula de diferentes fases de ensino.

Publicado
2022-06-30