PRINCÍPIOS DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
Resumo
O presente artigo visa apresentar os princípios de uma gestão escolar democrática e participativa que trabalha de forma coletiva, compartilha decisões com todos os envolvidos no processo educacional e abre as portas da escola para a comunidade do entorno, valorizando os saberes locais e o que os seus alunos têm a dizer a fim de alcançar uma educação de qualidade para todos, ressaltando também que nesse processo o gestor assume um caráter transformador e junto com seus aliados buscam transformar a realidade da escola que está em suas mãos. Um tema que vem sendo debatido desde a década de 80, sendo alvo de várias discussões e pesquisas, as quais se intensificaram na década seguinte quando ocorreu uma descentralização, autonomia e participação da comunidade escolar por intermédio dos colegiados (Conselho de Escola e Conselho de Classe e Série) e também das instituições (Associação de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil). Aconteceram também várias mudanças no setor educacional desde as formas de gestão passando pela formação docente, o currículo, a avaliação, a estrutura institucional até os processos de ensino aprendizagem. Nesse contexto a própria palavra administração é substituída por gestão e todas as mudanças ocorridas visavam a equidade e a qualidade, parâmetros para a eficiência da educação. É concedida às escolas a liberdade de elaborarem e proporem os seus projetos pedagógicos ao mesmo tempo em que são instituídos sistemas de avaliação padronizados. As discussões acerca dessas questões referentes
à Política e Gestão da Educação ganham adeptos mundialmente. Enfim, a educação passa a ser prioridade nas agendas governamentais.