PERCEPÇÕES DE DOCENTES MASCULINOS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS

  • GABRIEL HENGSTEMBERG BONIFÁCIO
Palavras-chave: Docente Masculino, Educação Infantil, Estado do Conhecimento, Cultura, Relação de Gênero

Resumo

A síntese refere-se a uma pesquisa em andamento centrada nas percepções sobre gênero de do- centes masculinos que atuam na Educação Infantil. A problemática trata-se das percepções que os docentes têm sobre suas trajetórias a partir de um amálgama de atravessamentos sociais, históricos e culturais, e a partir delas, quais definições podem orientar suas práticas educativas. Tem-se como objetivo investigar as percepções de gênero de professores que atuam na Educação Infantil
a partir das pesquisas já realizadas, impulsionando a reflexão sobre os valores que marcam a nossa sociedade. Para responder essa problemática, esse estudo estrutura-se a partir da perspectiva qualitativa e utiliza para produção de dados o estado do conhecimento. A busca por produções foi realizada no banco de dados do site Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. No bancode dados foram encontrados 95 trabalhos com as palavras-chave: Docente masculino e Educação Infantil; na opção de campo de procura, deixou-se selecionado todos os campos. Através do resultado obtido, foi lido o resumo dos trabalhos encontrados e selecionados apenas 10 deles, pois os demais perpassam pelo campo da educação ambiental, educação matemática, educação especial, ensino a distância entre outros; portanto não foram selecionados para a composição do corpus de análise. Os resultados esperados vislumbram apresentar um breve panorama da produção científica contida neste banco de dados acerca da temática do docente masculino na Educação Infantil e com isso, possibilitar subsídios pedagógicos para melhoria da qualidade social da educação nas salas
de aulas da Educação Infantil.

Publicado
2022-06-30