A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DO ERRO
Resumo
Esse trabalho buscou discutir a importância da compreensão do erro no processo de construção da aprendizagem, analisando o papel do professor na correção do mesmo, informando o aluno e dando a ele instrumentos que o ajude a superar suas dificuldades. Através de pesquisas realizadas em livros periódicos e publicações on-line tem por objetivo mostrar que o erro pode ser usado como instrumento didático como forma de trabalhar e fazer com que os alunos avancem em seu processo de aprendizagem. Os erros detectados durante a troca de informações devem ser encarados como parte integrante da aprendizagem e não de punição, devem ser aproveitados para revelar a natureza das representações lógicas e estratégias elaboradas pelo aluno, pois não basta apontar o erro, o professor precisa identificar a sua causa para o educando tomar consciência dos seus erros e poder corrigi-los. Portando podemos concluir que o educador deve compreender os erros como hipóteses construtivas em relação a um determinado conhecimento e assumir o seu papel como mediador e interlocutor de seus alunos no processo de ensino e aprendizagem.