MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA

  • MÁRCIA PAROQUE DE LIMA
Palavras-chave: Arte Educação, Artes Visuais, Musicalidade

Resumo

O objetivo do presente artigo constitui uma reflexão-proposição acerca da arte educação já na educação infantil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, na qual nossas fontes são documentos legais referentes ao nível de ensino em questão, bem como pesquisas acadêmicas. Desse modo, apresentamos a trajetória da organização de tempos e espaços no referido nível de ensino, conforme documentos legais e pesquisas cernes da área em questão. Num segundo momento apresentamos propostas oriundas de pesquisas acadêmicas no que diz respeito às proposições de formas de intervenções na prática em sala de aula mediante o trabalho com imagem da obra de arte e musicalidade. Constatou-se com os resultados apontaram que os trabalhos com imagens das obras de artes e musicalidade convergem com documentos legais, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a publicação dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) no sentido de estender os direitos dos sujeitos da educação infantil à apropriação das artes visuais, bem como da musicalidade. 

Publicado
2023-05-06