PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo trazer a importância de uma abordagem de educação ambiental e de educação para o desenvolvimento sustentável nas escolas. A sustentabilidade como essência para a integração da vida cidadã que parte do âmbito escolar, social e familiar, visa ações criativas e simples que melhoram a qualidade de vida de toda uma população. O mundo atual se caracteriza pelas profundas transformações de ordem econômica, política, social, cultural, tecnológica e, como é de nosso interesse neste artigo, ambiental. Aos diversos setores sociais, incluindo a escola, se coloca o desafio da construção de novos paradigmas e estratégias que resultem em sociedades mais conscientes de seus deveres para que as futuras gerações possam desfrutar de um mundo melhor. Apresentaremos alguns apontamentos de ordem teórico-conceitual que venham subsidiar o progresso das discussões pedagógicas, no intuito de sensibilizar os professores e demais profissionais da educação sobre a importância de trabalhar a inserção do ideário do desenvolvimento sustentável no cotidiano da prática escolar. Desta forma, a interdisciplinaridade deve ser vista como um instrumento para a concretização de tais propostas dentro da escola, pois a participação como eixo norteador das práticas sociais de educação ambiental coloca como necessidade a articulação de saberes e fazeres para responder às complexas questões socioambientais. Além disso, no decorrer deste trabalho, veremos algumas diretrizes nacionais (Política Nacional de Educação Ambiental e os Parâmetros Curriculares Nacionais) bem como alguns documentos que regem o trabalho nas escolas municipais de São Paulo, como o Currículo da Cidade. Este artigo traz minhas experiências, observações, pesquisas de campo e bibliográficas. Revela a necessidade de despertar cada vez mais nos professores, a consciência da importância de trazer a temática da sustentabilidade para suas rotinas e práticas pedagógicas.