A READAPTAÇÃO DOCENTE
Resumo
Professor readaptado, é quando se verifica alteração em sua capacidade de trabalho, por modificação do estado de saúde física e/ou mental, comprovada mediante inspeção médica, a ser realizada por intermédio da Secretaria da Educação. O presente estudo tem como objetivo, por intermédio de um levantamento de artigos e revistas acadêmicas, observar os principais pontos da readaptação docente. A readaptação é um processo longo e complexo, que o servidor público precisa percorrer cumprindo os procedimentos burocráticos e jurídicos do Estatuto do Servidor Público Estadual e as devidas injunções da burocracia interna da Secretaria de Saúde. As funções mais frequentes exercidas pelos professores readaptados pode-se destacar auxiliar de secretaria e auxiliar de biblioteca, tarefas que não possuíam qualificação profissional, se tornando um conflito. A forma como o processo de readaptação tem sido realizada gera novos fatores de sofrimento, pela exclusão e angústia sentidas por quem passa por esse processo. De forma geral, boa parte dos docentes em situação de readaptação por questões de saúde mental apontam desvalorização, discriminação e desrespeito. Ao longo da definição do processo de readaptação, as decisões são tomadas unilateralmente pelos peritos e repassadas aos gestores escolares, sem esclarecimentos ou sensibilização sobre a adequada recepção do readaptado e sua condução no contexto laboral. Em relação as causas e consequências do mal-estar docente e as readaptações precisam de mais estudos que tratem do impacto das lutas e conflitos de classe que desenvolvem nas escolas e outras instituições de ensino que podem afetar e ter um papel importante no adoecimento docente.