A LUDOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
O presente estudo de cunho bibliográfico visa investigar os fundamentos da ludopedagogia como estratégia de ensino no processo de ensino-aprendizagem em crianças na Educação Infantil. É inerente ao ato de aprender das crianças o gosto pelas atividades lúdicas com preferências próprias e em algumas práticas em que as crianças mesmas criam regras e estabelecem os passos para participação e concretização do ato de brincar na ludopedagogia. O brincar é uma fonte inesgotável de descoberta com valor incalculável para as crianças que vivenciam o processo de aprendizagem por meio do lúdico proporcionando para o cérebro uma atividade intensa marcada pelo prazer, que por sua vez, desenvolve o companheirismo, a sociabilidade e as novas descobertas, aguçando o imaginário desenvolvendo o intelecto e a criatividade humana no aprendizado infantil. A brincadeira é, sem sombra de dúvidas, uma linguagem natural da criança e de extrema importância na Escola de Educação Infantil, se constituindo assim em um espaço privilegiado para compreender, valorizar e compartilhar conhecimentos eficazes no processo de ensino-aprendizagem.