CRIANÇAS, BRINCADEIRAS E A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Resumo
Este estudo apresenta a interrelação entre crianças, brincadeiras e organização de espaços na Educação Infantil, ressaltando essa tríade como relevante, nas vivências que acontecem na Educação Infantil. A criança que ocupa os espaços na Educação Infantil, são sociais e culturais, aspectos que influenciam como devem ser as proposições que convidam as crianças para que desenvolvam as brincadeiras, nos espaços organizados e que permitem as interações. Tem-se como problema de a pesquisa querer saber, qual a importância da organização dos espaços para as crianças se desenvolverem a partir das brincadeiras que acontecem nele? O objetivo geral deste estudo, éapresentar a tríade crianças, brincadeira e organização dos espaços na Educação Infantil, ressaltando a sua importância para o desenvolvimento integral das crianças. A metodologia escolhida para a construção do presente estudo, foi a revisão da literatura, que ocorreu por meio da pesquisa bibliográfica, com a leitura de livros e artigos científicos, que permitiram a sua dissertação. O resultado mais significativo encontrado durante a pesquisa foi a compreensão de que a organização de espaços é importante do ponto de vista do desenvolvimento e da aprendizagem, que precisa acontecer na infância, isso porque, na Educação Infantil, tem-se pensado muito na qualidade do acolhimento que é dispensado as crianças de até cinco de idade, pois esse período da infância é de grande importância para a vida toda do indivíduo.