ARTE-EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ÉTICA: UMA PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DA LEI 10.639/03
Resumo
Busca-se com o presente artigo apresentar uma proposta estética e ética de intervenção na prática em sala de aula no âmbito das aulas de arte para a educação básica, tendo em vista a formação antirracista preconizada na lei 10.639/03. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico. Assim, primeiramente trouxemos uma reflexão acerca do impacto do racismo na vida de mulheres negras brasileiras, sobretudo no período da pandemia de covid-19. Tal reflexão demandou estudos acerca de gênero, etnia e classe. Num segundo momento, em contraposição ao contexto racista apresentado, recorremos à tese de Almeida (2018), cujo objetivo cerne constitui dar visibilidade às mulheres quilombolas, seus modos femininos de fazer política, especialmente a dimensão antirracista dessas ações. Tal estudo fez-se imprescindível ao nosso trabalho, uma vez que descreve experiências que extrapolam a reivindicação territorial por meio de ações, sobretudo, no campo da educação e da formação política. A nosso juízo, deste modo, contribuímos com a formação de professores de Arte comprometida com a Lei 10.639/03.