PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÒGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Há um intenso movimento na Educação que busca o reconhecimento do protagonismo das crianças nas EMEIs e CEIs. Para contextualizar as situações vivenciadas a presente pesquisa mostra os avanços sobre o curriculo na Educação Infantil e o incentivo à escutadas crianças nos CEIs e EMEIs que constantemente buscam uma educação de qualidade, uma vez que se evitam os equívocos e se consolidam os acertos entre o cuidar e o educar. Palavra tão característica desta etapa da educação infantil, “cuidar”, consideramos ser um ato indissociado da perspectiva do educar. Assim sendo, os o presente artigo se pauta no cuidado com as crianças pequenas e com as experiencias que elas possam vivenciar na Educação Infantil a partir da escuta do professor. Executaremos uma revisão bibliográfica mencionando autores que estudam o protagonismo nas práticas sociais e a sua significação nessas práticas, como MOSS (2009), GADELHA (2013), QUADROS e BARBOSA (2017), OLIVEIRA-FORMOSINHO (2007), CARVALHO e FOCHI (2017).