O PROFESSOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA: REPENSANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a atualização das práticas pedagógicas do professor, partindo da constatação de que o mundo atual está em constantes transformações tecnológicas, econômicas e sociais, nos valores estruturais que envolvem as novas concepções familiares, a nova sociedade e as variadas religiões, obrigando o profissional da educação a se adequar a tais mudanças num processo de reciclagem de suas ações: a formação continuada. A formação de professores constitui um processo contínuo, com referências que se situam nos conhecimentos de que se apropriam durante a formação e a atuação profissional, ou seja, para produzir o desenvolvimento pessoal e profissional docente, a formação de professores há que constituir um diálogo constante entre conhecimentos, saberes e práticas. Logo, o professor do terceiro milênio, século marcado pela informação e pelo conhecimento tecnológico, precisa ser plural, dialogar com o novo e estar aberto às novas tecnologias e linguagens, fazendo-se necessário estender e reinventar a sua prática educativa.