ESTRATÉGIAS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EFICIENTE

  • Paula Pereira dos Santos

Resumo

Este artigo aborda uma temática extremamente discutida, contudo, muito polemica e controversa, uma vez que por mais que se explane sobre ela, mais temos vertentes que se contrapõem e que esbarram em um paradoxo que insiste em culpabilizar sempre um dos lados da relação, sendo esses lados professor/aluno. Abordar a temática sobre uma prática pedagógica eficiente para muitos profissionais da educação pode parecer insulto ou até mesmo interferência em sua liberdade de cátedra, contudo está cada vez mais latente a necessidade de um estudo concreto e sólido sobre as novas exigências e anseios das novas gerações, não dá para esperar “ensinar” atualmente da mesma maneira que se fazia há décadas e esperar que o aluno se comporte e aceite da mesma maneira. Assim o que entra em polêmica e em discussão são questões que discutem como conquistar a atenção dos alunos e aumentar o rendimento em sala de aula, adotando de maneira flexível, consciente, prática e correlacionada com a atualidade práticas pedagógicas que permitam o efetivo desenvolvimento do ensino-aprendizagem.

Publicado
2020-07-13