INCLUSÃO ESCOLAR - UMA QUESTÃO DE DIREITO

  • ARIANA DE FARIAS SILVA
Palavras-chave: Inclusão escolar, Direito, Formação aos Professores

Resumo

Este artigo apresenta o paradigma da inclusão escolar no ensino regular, segundo as leis vigentes do Brasil. Um assunto que se aplica na área política e social. A legislação brasileira garante direitos as pessoas com necessidades especiais na frequência nas aulas no ensino regular, como também aos professores a devida formação e capacitação. Porém essas garantias de direito, ainda se passa por um processo de concretização. A relevância desse assunto em estudo se baseia principalmente nos direitos fundamentais da Constituição Federal, a Educação para todos. Uma educação que visa o respeito, a igualdade, a aceitação das diferenças, qualidade de ensino, cidadania, promovendo o aprendizado com a percepção das dificuldades de cada aluno. Demanda discussão de autores, com críticas de busca de melhorias e concretização desses direitos expressos em lei, mecanismos, ações que alcance métodos que se obtenha a verdadeira qualidade de inclusão escolar.

Publicado
2023-05-07