CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • FLÁVIA DOS SANTOS ARCAS
Palavras-chave: Psicomotricidade, Educação Inclusiva, Desenvolvimento Psicomotor

Resumo

Este artigo científico pretende compreender a importância da psicomotricidade na educação inclusiva, principalmente na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo considerada importante para um pleno desenvolvimento das necessidades psicomotoras, e consequentemente da aprendizagem. Segundo alguns autores, a psicomotricidade é trabalhada através de atividades que contribuem no processo do desenvolvimento psicomotor infantil. Através desse estudo, pôde-se perceber que muitas crianças, no início da fase escolar, ainda apresentam dificuldades psicomotoras, pois ainda não desenvolveram o equilíbrio, a noção de lateralidade, espaço e tempo, entre outros, principalmente as crianças com necessidades especiais. Percebe-se que há uma grande preocupação por parte dos educadores com a formação da criança com necessidades especiais, onde os mesmos buscam o desenvolvimento cognitivo esquecendo-se de que as atividades psicomotoras podem ser uma ferramenta para que a criança desenvolva suas habilidades. Este trabalho busca compreender a psicomotricidade, bem como, o uso da mesma no contexto escolar inclusivo para que essas crianças tenham um pleno desenvolvimento psicomotor, pois assim, elas se desenvolvem de forma integrada nos aspectos cognitivos, afetivos, físicos-motores, morais, linguísticos e sociais.

Publicado
2023-05-07