A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Sabe-se que atualmente a educação tem sofrido mudanças significativas frente à necessidade de distanciamento social, resultado da pandemia causada pelo COVID-19; neste sentido, o Ensino à Distância tem se tornado a principal modalidade de escolas e universidade para dar continuidade às suas atividades. O presente trabalho visa debater a respeito do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação especial. Considerando que a tecnologia se insere cada vez mais no dia a dia das pessoas, e está presente em todos os setores, não é diferente quando se trata de educação, especialmente num contexto de pandemia, no qual a educação é, essencialmente, feita por meio de tecnologias de comunicação. Assim, é possível utilizar as TICs de forma favorável à inclusão do aluno com necessidades especiais. O trabalho se desenvolve por meio de revisão bibliográfica e busca debater a respeito de como estes recursos podem auxiliar na aprendizagem do aluno com necessidade especial, com foco no aluno autista. Foi possível concluir que as TICs são ferramentas muito importantes que permitem a ampliação das oportunidades educacionais, em especial de grupos tradicionalmente excluídos da educação como por exemplo, os alunos com necessidades especiais.