A CULTURA DIGITAL E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
Resumo
É inegável que, na sociedade contemporânea, os recursos tecnológicos estão a cada dia mais presentes na vida das pessoas, e o universo escolar e as crianças não estão apartadas desta tendência.
Portanto, é essencial entender o impacto de tecnologias específicas, como tablets e livros digitais (que aqui chamaremos de e-books), na alfabetização, bem como a melhor maneira de incluir essas
tecnologias na rotina das crianças em casa, nos cuidados com as crianças e na escola. Práticas emergentes nessa área e suas implicações para pais, professores e formuladores de políticas são
analisadas neste tema. Neste trabalho, para melhor compreensão, chamaremos de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação). A mídia digital - na forma de textos, imagens, vídeos e sons
que geralmente são integrados e cada vez mais distribuídos em dispositivos móveis - é onipresente em residências e escolas. Muito jovens, as crianças têm acesso a esses meios de comunicação:
83% das crianças de 6 meses a 6 anos usam telas todos os dias para entretenimento, trabalho escolar ou leitura. No conteúdo deste tema, focamos em e-books e aplicativos que contribuem para
a evolução no processo de aprendizagem e na alfabetização de crianças. A leitura com a criança é reconhecida como uma das condições mais importantes para o desenvolvimento da linguagem
e da alfabetização na primeira infância. Durante muito tempo, os programas de saúde pública e educação enfatizaram a importância da leitura para crianças desde tenra idade. O potencial do livro
digital para substituir o livro tradicional antes de entender seu impacto no aprendizado das crianças suscita preocupações. Somente um dispositivo pode conter o equivalente a uma biblioteca inteira.
As crianças são cativadas por histórias digitais e muitos estudantes dizem que leem mais nas telas do que no papel. O formato digital inclui elementos divertidos, mas também podem ser perturbado-
res. Alguns recursos de e-book foram criados para permitir que a criança que é a primeira pessoa que fala ou que aprende a ler livros sem a ajuda de um adulto. Em geral, a quantidade de tempo
que as crianças passam na mídia digital em vez da interação social de qualidade com os adultos é uma grande preocupação. Uma melhor compreensão de como as crianças aprendem usando
mídia digital ajudará a desenvolver recomendações para o design, seleção e uso de livros digitais e aplicativos educacionais para crianças.