O GESTOR DEMOCRÁTICO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Resumo
Desde 1996 com a promulgação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), toda escola precisa ter um Projeto Político Pedagógico que deve evidenciar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir em sua escola e qual formação querem para quem ali estuda. O próprio processo de construção do documento gera mudanças no modo de agir. O desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico se bem gerido pode representar um salto de qualidade na instituição escolar, pois ele define a especificidade da escola. O Projeto Político Pedagógico deve dar voz a todos os envolvidos na comunidade escolar. Essa mobilização é tarefa do gestor que de forma democrática orienta o processo através do Conselho de Escola onde todos os segmentos estão envolvidos ou então através da participação individual, grupal ou plenária. Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado Projeto Político Pedagógico. É Projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É Político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É Pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. O Projeto Político Pedagógico deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos. A presença do debate de- mocrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola. A finalização do documento também deve ocorrer de forma democrática para que todos os envolvidos se identifiquem com ele e sugiram alterações. Desta forma, o projeto político pedagógico tem caráter processual e será sempre provisório. Além disso, é preciso reflexão profunda sobre o que se vai fazer e como será feito o trabalho. Enfim, essas ações garantirão o sucesso do Projeto Político Pedagógico e uma gestão democrática.