HÁBITOS DE LEITURA DURANTE A PANDEMIA: COMO ESTA PRÁTICA COMUM DENTRO DOS COLETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PERMANECEU EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Resumo
Recebendo como parte do presente trabalho a questão dos hábitos de leitura como fundamentais especialmente na Educação Infantil, pesquisa-se sobre como estes decorreram diante da pandemia, a fim de compreender possíveis transformações e observar suas eventuais mudanças. Para tanto, é preciso entender a Educação Infantil como espaço da infância, bem como perceber as práticas de leitura como relevantes e perceber quais os impactos do distanciamento social e evasão escolarneste tempo de ensino remoto. Realiza-se, portanto, uma pesquisa bibliográfica com autores e autoras que tratam desta questão com clareza e coesão. Dentro do contexto da Educação Infantil, é indispensável que esta temática seja compreendida com muita ênfase. Este aspecto, logo, impõe a seguinte constatação: a fim de pensar a importância das práticas de leitura na Educação Infantil para crianças pequenas e bebês para sublinhar este espaço como potente e repleto de possibilidades é preciso também defender a interação entre as escolas e as famílias na garantia de uma educação de qualidade e propor situações de aprendizagem que as favoreçam.