CONTEXTOS NEUROPSICOLÓGICOS E PSICOPEDAGÓGICOS: FORMAS DE SE CHEGAR À EDUCAÇÃO OBSERVANDO AS NECESSIDADES
Resumo
Através do corpo, jogo e movimento, a criança aprende a controlar seu espaço, tempo e movimentos dentro de um processo altruísta. Além do aspecto motor que permite a aquisição de noções como orientação espaço-temporal, conhecimento da imagem corporal, noções de altura, que permitem o desenvolvimento da linguagem, ortografia mestra (compreensão de letras, escrita, leitura) aritmética (noção de tempo, quantidade etc.) e que parecem fixar conhecimentos e habilidades escolares: a psicomotricidade de grupo também propõe o trabalho relacional. Estudos de neuroimagem confirmam que o desenvolvimento ontogenético do cérebro tem dois eixos que se estendem desde as estruturas mais baixas as superiores, isto é, do tronco encefálico ao córtex e o outro que avança das estruturas corticais posteriores às anteriores. Ambas sugerem um desenvolvimento funcional progressivo que vai das áreas primárias para as secundárias e destas para as áreas terciárias do cérebro.