A DIDÁTICA QUE ENVOLVE O ENSINO SUPERIOR
Resumo
Para refletir sobre questões relacionadas à didática no ensino superior, foi optado pela consulta bibliográfica e para tanto, recorremos a contribuições de Imídeo Giuseppe Nérici, em seu livro “Didática do ensino superior” (2010), onde foram encontrados apontamentos sobre práticas pedagógicas e a possibilidade de superar entraves em busca de melhores resultados no ensino aprendizagem. No livro “Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa”, foram obtidas reflexões relevantes sobre educação democrática e a conquista de consciência crítica e autonomia. No livro “ Avaliar: respeitar primeiro, educar depois, de Jussara Hoffmann, conceitos foram revisitados sobre avaliação, que sinalizam que essa deve ser individualizada e indicadora dos caminhos a seguir. Nos livros “ Professores e Professauros” de Celso Antunes e “Didática” de José Libâneo, conhecimentos foram aprofundados sobre as relações do ensino superior e aprendizagem nas abordagens da Escola Tradicional, da Escola Nova e na Pedagogia Progressista dos conteúdos.