A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • ANA LUCIA COUTINHO DA COSTA LIMA
Palavras-chave: Contação de História, Educação Infantil, Prática Pedagógica

Resumo

A contação de histórias permite às crianças o desenvolvimento de habilidades essenciais, de modo que a imaginação seja um elemento fundamental para a construção dos saberes infantis. Diante desta realidade, este trabalho buscou refletir acerca da importância da contação de histórias para o desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil, a partir de uma prática docente intencional, que permite à criança integrar imaginação e realidade nas narrativas e ações vividas pelas personagens. Para tanto, este estudo objetivou analisar as contribuições da contação de histórias para o desenvolvimento na Educação Infantil, por meio de uma pesquisa bibliográfica, justificando a relevância do estudo pela necessidade de compreender como as crianças alcançam o desenvolvimento de habilidades fundamentais a partir da contação de histórias, mesmo que não seja uma prática exclusivamente pedagógica, devido a possibilidade de entretenimento atribuída à atividade. Após a elaboração do trabalho foi possível observar que a contação de histórias depende de uma
prática dinâmica, cabendo ao professor contador superar a condição de transmissor, para atribuir significados das palavras e permitir às crianças que construam suas próprias hipóteses, favorecendo o desenvolvimento das habilidades infantis.

Publicado
2022-05-31