A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO VOLTADA PARA ABORDAGENS SOBRE AFRICANIDADES
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino das matrizes africanas nas escolas, sobre a importância de se ter uma gestão democrática, baseada em uma administração ampla para se trabalhar com temas que oferecem uma ampla discussão atualmente. Como a cultura africana é uma das culturas mais influentes na formação do povo brasileiro e, por meio da Lei 10.639/03, tornou-se obrigatório o seu ensino nas salas de aula. Faz-se necessário uma abordagem mais aprofundada sobre o tema para que o processo ensino aprendizagem, fundamentalmente na alfabetização, ocorra de forma satisfatória. No entanto, a falta de conhecimento e noção para sua aplicação por parte da gestão e de um trabalho administrativo mais intenso tem atrapalhado o alcance dos objetivos propostos pela lei, como tem estagnado a progressão do ensino da cultura africana no âmbito educacional. Por meio desse trabalho de conclusão de curso aborda-se assuntos diversificados, os quais compõem a história da África, a cultura africana em si e uma gestão democrática baseada em uma administração significativa. Sendo ainda um desafio para os gestores trabalharem com a cultura africana nas escolas, devido a resistência da comunidade, por muitas vezes, pela falta de conhecimentos necessários para um ensino de qualidade, a difusão da cultura precisa ser amparada por uma didática objetiva e impulsionadora de mudanças.