A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • SOLANGE HITOMI KUROZAKI
Palavras-chave: Construção;, Conhecimento;, Experimentação;, Observação.

Resumo

A educação infantil é uma etapa fundamental no processo de formação e desenvolvimento integral da pessoa, que deve atender às condições materiais, atenção física, relações humanas afetivas e estímulos que ativam seu desenvolvimento físico e mental. Além disso, numerosos estudos asseguram que uma etapa tão fundamental na formação de uma pessoa não seja ignorada e que tanto a condicionará no futuro. Por isso, a escola é um contexto enriquecedor no desenvolvimento de crianças ao permitir que construam sua personalidade, ampliem suas experiências e favoreçam sua socialização. Portanto, com base na corrente construtivista, para alcançar uma educação de qualidade, o processo de ensino deve ser percebido e realizado como um procedimento dinâmico, participativo e interativo. A construção do conhecimento deve-se buscar métodos para que a criança se envolva na resolução de problemas, realizando uma aprendizagem autônoma e autodirigida. Por isso é importante criar grupos de aprendizagem em que as crianças tenham contato com a música e com as brincadeiras. Para isso, será necessário propor atividades que despertem o interesse dos alunos e que permitam a observação e experimentação.

Publicado
2023-06-30