A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • VANESSA DA SILVA ALVES
Palavras-chave: Afetividade, Ensino-aprendizagem;, Relação Professor-aluno.

Resumo

Este estudo segue a linha de pesquisa de sentido exploratório, com o tema relacionado a afetividade entre professor-aluno dentro das salas de aula, visando sua contribuição para o desenvolvimento ensino-aprendizagem. Sua finalidade é contextualizar as influências construtivas quando integrada ao ensino e seus efeitos contrários diante de sua ausência. Trazer em discussão a influência de obter a existência do ciclo afetivo dentro do âmbito familiar, a fim de construir uma ligação das evo luções contínuas do processo de ensino-aprendizagem com as suas emoções. Entretanto, aindaque seja de responsabilidade da família a inicialização desses laços de afeto, cabe aos profissionais da educação dar a sua continuidade, emitindo fundamentalmente as relações interpessoais dentro dos ambientes educativos. Embora ainda não muito valorizado dentro do ambiente educativo, aafetividade vem se mostrando importante e fundamental para a relação de ensino dentro das salas de aula, a fim de potencializar a troca de conhecimento entre educador e educando. Visando este contexto, o tema abordado se mostra inteiramente significativo para ser abordado, juntamente com a contribuição de pensamentos e visões de estudiosos e pesquisadores desta área.

Publicado
2023-06-30