RELAÇÕES ENTRE A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CONCEITOS DA TEORIA DE VYGOTSKY

  • WESLEY DA SILVA MARTINS
Palavras-chave: Educação Matemática;, Resolução de Problemas;, Enfoque histórico-cultural;, Aprendizagem.

Resumo

Um dos grandes desafios do trabalho em sala de aula sempre foi o planejamento de situações que garantam efetivamente a aprendizagem dos alunos. Uma das formas de melhorar a aprendizagem é através da Resolução de Problemas, que pode ser utilizada como uma metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação, que proporciona ao aluno a construção autônoma de conhecimento, conforme se recomenda para o ensino atual, criando e ampliando a sua capacidade de dar sentido a novas ideias. Buscando compreender como se realiza a aprendizagem no processo de construção de conhecimento pelo sujeito, tomei como referencial teórico o enfoque histórico-cultural proposto por Vygotsky. As ideias fundamentais do autor são contribuições valiosas para a área da Educação, pois os processos de desenvolvimento da aprendizagem chamaram atenção de Vygotsky e produziram conceitos importantes que me guiará no presente trabalho. Desta forma, o objetivo desse trabalho é analisar as relações entre a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas e alguns conceitos propostos pelo enfoque histórico-cultural.

Publicado
2023-06-30