A IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • JADER THOMÉ
Palavras-chave: Brinquedo;, Educação Infantil;, Aprendizagem.

Resumo

A presente reflexão é de cunho bibliográfico e aborda a temática acerca da seleção do brinquedo,
a sua escolha e os tipos de brincadeiras que poderão ocorrer no processo da aprendizagem na
Educação Infantil. Vivemos numa sociedade de produção capitalista e isto tem levado as instituições
educacionais a desenvolverem um modelo de educação massificante, em que as atividades lúdicas,
espontâneas, têm espaço tão limitado que não surtem efeito. Crianças transformadas em miniaturas
de adultos, reduzidas a seguir uma rotina eficaz para os adultos, mas sem sentido para elas, estão
sendo privadas de um de seus direitos básicos. A afinidade da brincadeira infantil com a natureza
da própria criança tem reconhecimento histórico, por isso, vem sendo tema de inúmeras pesquisas
e estudos ao longo dos anos. Este Artigo tem a finalidade de refletir sobre o grande valor do ato de
brincar na construção do conhecimento, já que permite que a criança explore seu mundo interior e
descubra os elementos externos em si, exercite a socialização e adquira qualidades fundamentais
para seu desenvolvimento físico e mental. Queremos proporcionar a reflexão sobre a necessidade
dos educadores tirarem o máximo de proveito do potencial educativo das brincadeiras tornando o
processo educativo natural e agradável.

Publicado
2023-08-31