A EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA COVID 19 – A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS GANHOS E PERDAS NA APRENDIZAGEM
Resumo
Esse artigo pretende buscar informações a respeito da educação pós pandemia COVID 19. A mu-
dança do ensino presencial para o ensino virtual na pandemia forçou a reconfiguração de alunos e
professores em sala de aula. Nesse contexto, o professor assume um papel mais orientador e faci-
litador, pois espera-se que o aluno seja protagonista de sua própria aprendizagem. Nesse sentido,
um aluno deve ser caracterizado pela autodisciplina (controle da força de vontade) e autoapren-
dizagem (capacidade de aprender de forma autônoma, ativa e participativa). No entanto, deve-se
levar em consideração que as condições em que a transição do ensino presencial para o ensino
virtual emergencial é, de certa forma, forçada e acelerada pela pandemia, o que é provável que a
mudança seja cheia de incertezas e planejamento limitado. De fato, a transição da aprendizagem
presencial para a aprendizagem virtual não foi valorizada positivamente pelos alunos. As condições
e mudanças geraram esse descontentamento na população estudantil. Nesse sentido, a educação
virtual exigia mais tempo dedicado aos alunos do que a educação presencial. Da mesma forma, o
preparo insuficiente por parte dos professores, houve uma sobrecarga na utilização de ferramentas
como fóruns, trabalhos de casa ou leituras, e isso causou uma maior percepção de estresse nos
alunos. No nível qualitativo, os pesquisadores destacam que os alunos reconheceram menor acom-
panhamento dos professores na modalidade virtual. No entanto, eles também estão cientes de que
essa modalidade de ensino envolve um esforço maior por parte dos professores.