DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS: COMO INTERVIR?
Resumo
O trabalho desenvolvido pretende trazer uma compreensão dos distúrbios e das dificuldades de
aprendizagem que estão presentes na vida escolar de muitas crianças e que muita das vezes são
ignorados pela escola e pela família, seja por falta de informação, formação ou até mesmo por falta
de sensibilidade. As séries iniciais, do Ensino fundamental, têm se destacado por conta de sua re-
levância na formação da criança e ao que deve ser trabalhado e instituído nesta fase. Sendo assim,
no meio educacional, esta etapa de ensino atende crianças da faixa etária de seis a dez anos de
idade, tendo duração de cinco anos, merece uma atenção especial, considerando que nesta fase de
ensino as crianças desenvolvem as bases de seu pensamento, linguagem, motricidade e habilida-
des socioemocionais. Dessa forma é de extrema importância que o educador conheça cada criança
individualmente, saiba identificar suas dificuldades para que então possa intervir de maneira eficaz
de modo a colaborar com um ensino aprendizagem significativo para a criança que apresenta algum
distúrbio ou dificuldade de aprendizagem. Este é um trabalho árduo que exige muita dedicação e
perseverança para que se possa obter um resultado satisfatório e bem-sucedido.