DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DE ALUNOS SURDOS: INTERVENÇÃO DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO HUMANO
Resumo
A educação de surdos é uma questão importante a se trazer à baila, pois é primordial que esses
alunos sejam postos enquanto protagonistas do processo educacional e social, uma vez que seu
futuro dependerá disso, assim como ocorre com alunos ouvintes em seu processo de inserção na
sociedade. Ao longo de suas vidas existem algumas áreas que podem influenciar positiva ou nega-
tivamente, sendo essenciais para sua evolução futura, pois ao se propiciar subsídios educacionais
ao público surdo devemos levar em consideração que ele está inserido numa cultura ouvinte e que
´portanto na quase totalidade dos casos essa relação estará regada de incompreensões e gestos
equivocados. Muitas mudanças ocorreram na história da educação de alunos surdos que não leva-
ram a um bom processo educacional. Desde pouco tempo, foram feitas tentativas para implementar
o bilinguismo em sala de aula, mas ainda há um longo caminho a percorrer até que esta realidade
esteja a nosso alcance. Existem algumas escolas de educação infantil que já são bilíngues, ou seja,
são ensinadas em duas línguas – Língua Portuguesa e LIBRAS.