DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ERA DIGITAL
Resumo
No presente artigo serão abordados os principais desafios encontrados pelos docentes que lecionam
para os estudantes pertencentes ao ensino de jovens e adultos (EJA) no âmbito das tecnologias
digitais. Além de, de que maneira este desafio pode ser superado, tendo em vista os recursos que
o sistema de ensino oferece aos estudantes. No contexto atual, ou seja, pós-pandemia do coronaví-
rus, as instituições de ensino se deparam ainda com grandes dificuldades de inserção de seu novo
público (derivado de um misto do ensino remoto com o convencional) no novo formato de ensino,
o qual integra a tecnologia. Com a evolução, que se desenvolve em níveis acelerados, torna-se
essencial o domínio dos meios digitais para desenvolvimento de atividades cotidianas e escolares,
o que acarreta a necessidade de instrução adequada para sua utilização. Nos âmbitos da educação
infantil e de jovens regularmente matriculados em seus anos correspondentes às suas idades fisioló-
gicas, a questão acaba por não ser um desafio tão avassalador, já que a geração atual é proveniente
da era digital, com isso, a facilidade no manuseio e na utilização da tecnologia, acaba por ser um
facilitador. Contudo, na educação de jovens e adultos, encontram-se públicos de faixas etárias que
atualmente são denominadas “Baby boomers” (nascidos entre 1945 e 1964) e as Gerações X, Y e
Z (nascidos entre 1985 e 2000), seguimentos que apresentam seu desenvolvimento com nenhuma
ou pouca influência das tecnologias digitais, fator este, o grande responsável pelo maior percalço
encontrado na EJA, falta de alfabetização digital.