NEUROCIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • VANESSA DA SILVA ALVES
Palavras-chave: Neurociência;, Práticas educativas;, Aprendizagem;, Habilidade comunicativa de linguagem.

Resumo

Este estudo segue a linha de pesquisa de sentido exploratório, tem como objetivo principal elucidar
os princípios da Neurociência na perspectiva da construção das práticas educativas que permeiam a
capacidade de aprendizagem e desenvolvimento das relações sociais, cognitivas, físicas e emocionais
em sala de aula. A Neurociência, enquanto ciência transdisciplinar, surge a partir da necessidade de
investigação e compreensão do sistema nervoso humano e das suas conexões impulsionadoras do
processo de aprendizagem do indivíduo. No processo de aprendizagem da língua escrita, os estudos
neurocientíficos auxiliam na adaptabilidade das práticas que envolvam a qualidade do ensino durante
a alfabetização e o letramento. Conforme referencial bibliográfico pesquisado, que a compreensão
dos processos neuro cerebrais conduzem melhorias no desempenho das atividades vigentes para
contextualização da aprendizagem e desenvolvimento da habilidade comunicativa de linguagem.
Visando este contexto, o tema abordado se mostra inteiramente significativo para ser abordado,
juntamente com a contribuição de pensamentos e visões de estudiosos e pesquisadores desta área.

Publicado
2023-09-29