EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS DESAFIOS NA ESCOLA E SOCIEDADE

  • EDUARDO AMANCIO DA SILVA SANTOS
Palavras-chave: Matemática;, Educação;, Escola;, Sociedade.

Resumo

Uma introdução didática desta natureza dá ao aluno a possibilidade de relacionar a linguagem natu-
ral, a visualização, a manipulação de objetos concretos, a simbolização de fatos e, principalmente,
o processo de ação e investigação. Dentro desta visão de educação matemática, têm-se observado
alguns exemplos muito específicos de aprendizagem e ensino da matemática iniciados pela colo-
cação de um problema realista, cuja complexidade exige um tratamento participativo e ativo tanto
alunos e professores. Os professores de matemática normalmente assumem o controle total da
aula e desenvolvem novos conteúdos matemáticos usando o método de perguntas e respostas (em
muitos casos essas respostas não vêm diretamente dos membros do curso), sem muita participação
dos alunos durante esta fase. Perspectivas didáticas baseadas na resolução de problemas, projetos
demandam, com maior ênfase, a conectividade de conceitos matemáticos. Dessa forma buscaremos
em linhas gerais delinear elucubrações acerca da matemática, mas não necessariamente em sala
de aula, outrossim para sua aplicabilidade na vida cotidiana e sociedade.

Publicado
2023-10-31