DA INDISCIPLINA AO PROCESSO PEDAGÓGICO AUTODISCIPLINAR
Resumo
Nota-se que a indisciplina em sala de aula é apontada como uma das maiores preocupações en-
frentada não só em sala de aula, mas também em todo contexto no território escolar. Este artigo
preconiza a reflexão sobre essa questão da indisciplina que tem sido vista como problema e desvio
das normas dos sistemas escolares que dificulta as práticas pedagógicas. A princípio discute-se o
conceito de indisciplina escolar devido às transformações ocorridas na sociedade que exteriorizam
suas principais causas e especificidades que estão associadas à desordem, desrespeito e falta de
limites sendo isso desafiador para o docente e para Unidade Escolar. Nesse sentido, o educador,
muitas vezes necessita exercitar sua autoridade para mediar situações conflitantes e indisciplinar
que interferem no desenvolvimento de aprendizagem e a equidade. Apontamos a necessidade
do docente refletir sobre as práticas pedagógicas aplicadas, além de procurar conhecer o perfil do
estudante a fim de conhecer seus conflitos internos que provavelmente os levam a determinadas
atitudes indisciplinar. Na sequência apresenta-se pesquisa efetuada com turmas do Ensino Funda-
mental de 9º ano, onde eles fizeram suas considerações sobre tal problemática e a percepção da
equipe docente e gestão escolar sobre a importância da construção de projetos democráticos, com
respeitos mútuos para o desenvolvimento de aprendizagem significativa. Em conclusão entende-se
que é possível a autodisciplina escolar desde que seja construída de forma gradativa e reflexiva.