IMPLICAÇÕES DO TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA NO DESEMPENHO ESCOLAR

  • TATIANA PAULA DE SOUZA PEREIRA
Palavras-chave: Transtorno Espectro Autista (TEA);, Autismo;, Aprendizagem;, Desempenho Escolar.

Resumo

A ideia central do presente artigo foi realizar um levantamento bibliográfico acerca das implicações do Transtorno do Espectro Autista no desempenho escolar de indivíduos com diagnóstico definido. Atualmente os diagnósticos de TEA se baseiam no parecer de uma equipe multiprofissional, que realiza uma avaliação minuciosa em diferentes aspectos do paciente, como: comportamento, desenvolvimento, linguagem, entre outros. Com um número de casos cada vez mais crescente, as dificuldades no ambiente escolar também aumentam, sendo necessário que os profissionais estejam melhores preparados e assessorados para lidar com estes casos e poder contribuir para a aprendizagem destes alunos de forma inclusiva. Uma preparação adequada se dá através de uma formação de qualidade, rica em conhecimentos sobre as diversas questões e em estratégias para lidar com estas, de modo que propicie aos alunos, condições de aprenderem e se desenvolverem de acordo com suas possibilidades.

Publicado
2023-12-29