DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA AUTISTA

  • CLAÚDIA REGINA GOMES SOUZA
Palavras-chave: Autismo, Ambiente Escolar;, Família;, Educação Inclusiva.

Resumo

O trabalho desenvolvido busca refletir e analisar os desafios encontrados no cotidiano referente ao
processo de ensino, aprendizagem e inclusão vivenciados pela criança com Transtorno do Espectro
Autista (TEA), outrossim, na atuação, intervenção e colaboração de toda comunidade escolar, como:
docente, funcionários, família e terapeuta comportamental para que, o processo aconteça de forma
eficaz, igualitária e seja realizado com qualidade, visando o desenvolvimento global da criança. Para
tanto, faz-se necessário compreender o quão importante é a integração e a proximidade entre famí-
lia, escola e terapeuta, e como essa parceria pode cooperar e ainda subsidiar aos desdobramentos
pedagógico e social da criança autista, para que, de forma eficaz ocorra a inclusão desta criança no
ambiente escolar. Partindo deste ponto, e só assim, com esta parceria, torna-se possível a constru-
ção de uma estrutura sólida no estabelecer do processo de inclusão e consequentemente o ensino
e aprendizagem, favorecendo avanços significativos no aprendizado cognitivo, psicomotor, social e
afetivo da criança. Para além, a inclusão escolar permite que a criança autista tenha convívio com
outras crianças proporcionado momentos de interação e, assim, o desenvolvimento das habilidades
interativas de forma gradativa e evitando o seu isolamento. Sendo de grande importância, que o
docente tenha um olhar afável e atento a esta criança, procurando meios em que adapte, sempre
que necessário suas metodologias e estratégias de ensino, possibilitando a criança autista o forta-
lecimento em suas habilidades sociais, visuais, comportamentais e de rotina.

Publicado
2024-01-23