DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA AUTISTA
Resumo
O trabalho desenvolvido busca refletir e analisar os desafios encontrados no cotidiano referente ao 
processo de ensino, aprendizagem e inclusão vivenciados pela criança com Transtorno do Espectro 
Autista (TEA), outrossim, na atuação, intervenção e colaboração de toda comunidade escolar, como: 
docente, funcionários, família e terapeuta comportamental para que, o processo aconteça de forma 
eficaz, igualitária e seja realizado com qualidade, visando o desenvolvimento global da criança. Para 
tanto, faz-se necessário compreender o quão importante é a integração e a proximidade entre famí-
lia, escola e terapeuta, e como essa parceria pode cooperar e ainda subsidiar aos desdobramentos 
pedagógico e social da criança autista, para que, de forma eficaz ocorra a inclusão desta criança no 
ambiente escolar. Partindo deste ponto, e só assim, com esta parceria, torna-se possível a constru-
ção de uma estrutura sólida no estabelecer do processo de inclusão e consequentemente o ensino 
e aprendizagem, favorecendo avanços significativos no aprendizado cognitivo, psicomotor, social e 
afetivo da criança. Para além, a inclusão escolar permite que a criança autista tenha convívio com 
outras crianças proporcionado momentos de interação e, assim, o desenvolvimento das habilidades 
interativas de forma gradativa e evitando o seu isolamento. Sendo de grande importância, que o 
docente tenha um olhar afável e atento a esta criança, procurando meios em que adapte, sempre 
que necessário suas metodologias e estratégias de ensino, possibilitando a criança autista o forta-
lecimento em suas habilidades sociais, visuais, comportamentais e de rotina.
 
							