O OLHAR SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este trabalho procurou investigar, na literatura, formas em que a inclusão das pessoas com deficiên-
cia intelectual nas escolas regulares possa tornar se praticável. O conceito de Deficiência Intelectual
(DI) traz consigo a dificuldade de se traduzir uma realidade múltipla em uma única definição, já que
são muito diversas as manifestações da deficiência intelectual nos indivíduos. Porém, existe um
consenso quanto ao reconhecimento de que a universalização da educação estabelece limitações
intelectuais e adaptativas que requerem apoios específicos. Com necessidade de se assegurar o
atendimento educacional a todas as pessoas têm feito surgirem, no Brasil, políticas públicas educa-
cionais de inclusão, baseadas nos valores da igualdade e democracia. Assim, fez-se uma pesquisa
bibliográfica qualitativa na literatura nacional visando identificar algumas indicações que apontassem
para a efetiva realização de tais políticas no trabalho que se realiza nos ambientes escolares com os
deficientes intelectuais. A pesquisa identificou a necessidade de: mudança nos paradigmas clássicos
do modelo escolar pautado na padronização; existência de novos materiais e práticas pedagógicas;
constante formação dos educadores para o trabalho com a diversidade; exercício da autonomia das
escolas; construção de processos avaliativos diagnósticos, e não classificatórios.