A PEDAGOGIA DA INCLUSÃO – AUTISMO E MÉTODO TEACCH

  • ANDREA PAULA PEREIRA DA SILVA
Palavras-chave: Pedagogia; Inclusão; Autismo; Método Teacch.

Resumo

A inclusão só é possível quando há respeito à diferença e cabe ao professor adotar práticas pedagó-
gicas que permitam aos alunos autistas aprender e ter reconhecidos e valorizados os conhecimentos
que são capazes de produzir, segundo seu ritmo e na medida de suas potencialidades. O objetivo
deste Artigo é analisar o papel que uma escola inclusiva desempenha na vida destes alunos e se
preocupa em oferecer condições para que todos possam aprender e que busca construir no coletivo
uma pedagogia que atenda todos os alunos e que compreenda a diversidade humana como um
fator impulsionador de novas formas de organizar o ensino e compreender como se constroem as
aprendizagens. A intenção é apresentar o Método Teacch como meio para se alcançar um ensino
e aprendizagem mais eficazes, pois foi criado para observar os comportamentos das crianças au-
tistas em diversas situações frente a diferentes estímulos, propiciando assim, um avanço no seu
desenvolvimento. As atividades propostas dão suporte para o desenvolvimento das habilidades
motoras da criança autista. A escola de qualidade é aquela que pratica cidadania e contempla as
diferenças; somente quando a inclusão se der, de fato, é que a escola regular será realmente a
Escola para Todos.

Publicado
2024-03-29