CONSELHO DE ESCOLA COMO FORTALECEDOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

  • MARIA EVELNA DOS SANTOS
Palavras-chave: Participação Coletiva; Gestão Democrática.

Resumo

Os homens criam o domínio da cultura e da história, através de suas ações. À educação no contexto
escolar exige esforços intensificados de todos os sujeitos envolvidos na estrutura organizacional do
trabalho escolar, bem como na participação da comunidade na realização de seus objetivos. Movida
por esse desejo de mudança, procurei aprofundar meus conhecimentos sobre o assunto, através
desse artigo, para analisar o assuntos, o Conselho Escolar e sua importância na construção de uma
gestão democrática, tomei como base o meu histórico de docente no magistério público, quando
inicie como Professora na EE Professora Lygia de Azevedo Souza e SÁ em 1998 assumindo as
aulas do professor de História com quem fazia estagio, ele precisou se afastar por motivo de saúde
e pediu para eu assumir as turmas, trabalhando como professora pude acompanhar a elaboração
do Projeto Político da Escola (PPP) , do Regimento Escolar e da formação do Grêmio Estudantil.
Ao participar desse processo para uma gestão democrática, mais participativa e não de um grupo
reservado “detectores do conhecimento”, descobri a importância dos Conselhos Escolar. Em 2004,
quando assumi a Direção da mesma escola, onde trabalhei por 8 anos, como Diretora, em 2008
assumindo a direção da EE Julia Della Casa Paula na rede estadual. Em 2022 assumindo a direção
da EMEBS Anne Sullivan (Escola Municipal Bilingue para surdos), pude perceber a necessidade
da participação da comunidade escolar na construção de uma gestão democrática. Sabendo que
a gestão da escola se traduz como ato político, pois implica sempre em uma tomada de decisão
dos atores sociais (pais, professores, funcionários, e estudantes, entendi que a sua construção não
pode ser individual, pelo contrário, deve ser coletiva, envolvendo os diversos atores na discussão
e na tomada de decisões.

Publicado
2024-03-29