FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: E SUAS INFLUÊNCIAS NO TRABALHO DOCENTE

  • KATIA DE OLIVEIRA ALVES
Palavras-chave: Formação de Professores;, Ensino Superior; Formação Continuada.

Resumo

Inúmeras discussões têm ocorrido a respeito da Educação, dentre elas a formulação de Políticas Públicas, assim como a formação docente, requerida para ministrar aulas na Educação Básica, em especial. A formação docente, perpassa há décadas pelo desenvolvimento da pesquisa, principalmente nas Universidades públicas, compreendendo que a prática docente se dá por meio do desenvolvimento de pesquisas. A efetividade e o protagonismo das políticas educacionais culminam em transformações econômico-sociais e ideológicas que configuram o atual cenário brasileiro, em relação à formação docente para o Ensino Superior. Nesse sentido, justifica-se o presente artigo pelo fato de que a legislação muitas vezes não deixa clara a atuação do profissional, bem como as exigências cabíveis para se trabalhar nesta área do ensino. Como objetivo geral, tem-se uma discussão sobre a importância da formação de professores no contexto educacional; e como objetivos específicos, analisar os desafios enfrentados na formação continuada. Os resultados indicaram que os cursos de formação continuada têm se tornado um desafio na prática docente desde a formação inicial, principalmente relacionada as exigências atuais em âmbito educacional. Assim, pode-se concluir que é preciso investir tanto na formação inicial quanto continuada, e desenvolver o protagonismo dentro do processo formativo desses profissionais.

Publicado
2024-04-30