ENTRE A ORALIDADE E A ESCRITA: PRINCÍPIOS DO LETRAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

  • LUCIANA CHIARELLI NALE DA SILVA
Palavras-chave: Leitura; Oralidade;, Letramento;, Autonomia social.

Resumo

Compreender o processo de alfabetização, leitura e letramento como etapa possível desde a educação básica nos permite conceber sua importância e a necessidade para a formação de alunos leitores e capazes, principalmente, de compreender a sociedade em que estão inseridos, pois ler é muito mais que decodificar os signos de linguagem, mas sim ser capaz de transformar a si mesmo e ao meio em que se está inserido. A leitura é trabalha à partir da exploração das diferentes formas de acesso que possibilitem ao aluno o contato com o mudo letrado, como os cantinhos de leitura nas salas de aula, voltados a estimular os alunos e dar início, de maneira natural, aos processos de aprendizagem, ao desenvolvimento da alfabetização, dos processos de leitura e letramento, enten- dendo a capacidade da criança em tomar para a si o significado do texto e de se reconhecer nele, descobrindo assim seu papel na sociedade e no mundo. Ou por meio das diferentes ferramentas facilitadoras, como a música, as artes, a poesia, entre outros, como forma de estimular e compreender que o processo de leitura vai além da decodificação dos símbolos linguísticos, mas sim, permitir ao indivíduo interpretar o texto, compreender seu significado e transformar sua própria história através das diferentes narrativas linguísticas que lhes permite compreender-se como protagonista de sua transformação social por meio do poder da ‘palavra’.

Publicado
2024-04-30