OS JOGOS NO AMBIENTE ESCOLAR: A ROLEPLAYING GAME (RPG) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
A ludicidade trata-se de uma prática presente na atualidade escolar, cabendo aos jogos um importante papel na busca pela participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Devido a caracterização como um jogo de estratégia, o Roleplaying Game (RPG) representa um instrumento adotado pelos professores na atualidade, considerando a possibilidade de trabalhar, de forma dinâmica e interativa, os conceitos curriculares das diferentes áreas do conhecimento, bem como relacionar assuntos transversais de forma interdisciplinar, permitindo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e consciência social. Os jogos de RPG favorecem a socialização dos estudantes, orespeito às decisões coletivas, a atenção e coletividade para finalização da atividade. Diante desta realidade, este trabalho objetivou identificar o RPG como instrumento de aprendizagem no ambiente escolar. A relevância do estudo justifica-se na relevância da percepção e compreensão do RPG como uma prática educativa. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com levantamento de referencial teórico, permitindo a observação de que os jogos de RPG precisam ser estimulados no processo de aprendizagem como recursos pedagógicos, direcionando ao desenvolvimento das habilidades humanas trabalhadas no ambiente escolar.