SOCIEDADE, CULTURA E ALIMENTAÇÃO INDÍGENA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TURMAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA

  • TALITA LACERDA CAMARNEIRO
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Recuperação Paralela; Cultura indígena.

Resumo

Este trabalho de pesquisa-ação surgiu a partir do problema constatado durante os primeiros meses
de projeto de recuperação paralela. As sondagens e análises verificaram que os alunos integrantes
do projeto de recuperação paralela, têm além das dificuldades de escrita, leitura e operações mate-
máticas, um déficit de conhecimento em outras áreas do conhecimento, como ciências humanas e
ciências naturais. Diante disso, decidiu-se trabalhar com o tema transversal: a pluralidade cultural,
com foco nas sociedades indígenas que têm a mandioca como principal alimento. A partir dessa
realidade, foi elaborada uma sequência didática com práticas pedagogias diferentes das usuais.
Articuladas para favorecer a aprendizagem ampliando seus conhecimentos e diminuindo déficits.
Relacionando diversos conteúdos, como culturas indígenas, alimentação, agricultura, culinária,
matemática, língua portuguesa, dentre outras. As práticas aqui descritas foram desenvolvidas numa
escola pública, tendo como público-alvo os alunos da recuperação paralela.

Publicado
2024-04-30